De acordo com o Sistema Nacional de Emprego – Sine, o setor da indústria é responsável pela geração de 23% do total de vagas de trabalho em Passo Fundo. O percentual representa 5 vezes mais que as vagas geradas, por exemplo, pela construção civil, um setor que reconhecidamente proporciona muitas oportunidades. Os dados têm como base o ano de 2023.
Apesar de tantas vagas geradas, o setor da indústria enfrenta cada vez mais dificuldades em preencher as oportunidades, mesmo não exigindo experiência prévia e disponibilizando capacitação adequada. Também segundo o Sine, 90% das vagas oferecidas pelas indústrias em Passo Fundo no ano passado, não exigiam uma experiência anterior. Os salários iniciais podem chegar a R$ 3 mil e as empresas ligadas à produção industrial, em geral, ainda oferecem benefícios complementares vantajosos e uma boa projeção de escala na carreira. Mesmo assim, a indústria é o setor que mais sofre com a falta de interesse dos trabalhadores em aderir às vagas proporcionadas.
Priscila Melo, que é assessora empresarial e trabalha há 17 anos na área de recursos humanos, além de ser diretora da vice-presidência da Indústria da Acisa Passo Fundo afirma: “ A grande dificuldade que enfrentamos, acredito que seja pela falta de informação que as pessoas possuem em relação às possibilidades de iniciar uma boa carreira de trabalho na indústria. Essa falta de informação acaba direcionando o trabalhador para vagas em outros setores, que muitas vezes não tem tanto potencial de crescimento quanto as vagas oferecidas pela indústria.”
Vice-presidente da Indústria da Acisa, o empresário Rodrigo Scortegagna, reforça. “Acredito que o problema passa pela falta de conexão entre as pessoas e as oportunidades. E aqui cabe uma reflexão importante, no futuro os líderes serão escassos, precisaremos de líderes nas diversas áreas e não teremos esses líderes. Os líderes do amanhã devem começar a serem formados pelas oportunidades que se abrem hoje. Então informar e motivar as novas gerações é algo fundamental.” Evandro Silva, Presidente da Acisa, explica que a indústria vive uma grande transformação e avanços importantes nas condições de trabalho oferecidas.
“Uma vez se tinha a ideia de que a indústria era um lugar insalubre com uma rotina de trabalho exaustiva. Mas hoje a indústria evoluiu seus ambientes e rotinas, está muito mais tecnológica e paga melhor. Além de mais oportunidades, a indústria gera vagas com melhores condições de trabalho e crescimento”, complementa.