Exposição “Retratos da Paz” é produzida por adolescentes da Fase

Oficina ministrada no Case Passo Fundo deu origem à exposição que está aberta ao público até o dia 31 de março

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma oficina de fotografia ministrada na unidade da Fundação de Atendimento Socieducativo (Fase), em Passo Fundo, segue oportunizando novas experiências aos adolescentes. O resultado dos trabalhos está sendo exposto em um Shopping Bella Cittá ao longo de todo o mês de março. A exposição ‘Retratos da Paz’ é de autoria de jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case).

Com aulas teóricas e práticas, a oficina foi ministrada pelo fotógrafo Diogo Zanatta, no mês de novembro, em parceria com o Instituto Libertarte. O projeto garantiu a sete adolescentes noções básicas de fotografia e edição de fotos. A iniciativa também buscou ofertar ferramenta de profissionalização para os adolescentes após o cumprimento da medida socioeducativa.

Na segunda-feira (4) ocorreu a abertura oficial da exposição com a presença do juiz de Direito Dalmir Franklin de Oliveira Júnior; do fotógrafo Zanatta; da presidente do Instituto Libertarte, Verônica Azambuja; e do representante do centro comercial, Matheus Oliveira Paim.

Nunca tinha visto, nem usado uma câmara profissional. Gostei muito da oficina, a gente sempre aprende alguma coisa que leva para a vida. Sempre que tiver atividades com fotografia quero participar”, resumiu um socioeducando de 14 anos, contemplado pelas aulas em novembro e presente na abertura da exposição. “Foi a primeira vez que visitei um shopping, tinha bastante movimento. Quero que minha tia veja a exposição”, completou o jovem atendido pela Fase há 17 meses.

O Case Passo Fundo esteve representado pelo assistente de Direção Eduardo Peliciolli e por uma das organizadoras da oficina de fotografia, Márcia dos Santos. A exposição está aberta à visitação pública no segundo andar do Bella Città Shopping até o dia 31 de março.

Saiba mais

A oficina, que originou a exposição, foi desenvolvida entre os dias 27 e 29 de novembro, estimulando a criatividade dos jovens e promovendo reflexões com vistas à reinserção social a partir da ‘sensibilidade’ que marca a linguagem fotográfica.

“Impressionante a capacidade que eles tiveram para transformar os sentimentos em fotografia. O resultado foi acima do esperado", comemorou o fotógrafo Diogo Zanatta. "Muito obrigado ao shopping pelo espaço. Está sendo uma experiência incrível para os adolescentes, seus familiares, para o instituto Libertarte e para o Case”, completou.


Gostou? Compartilhe