Comenda Anna Theodora presta homenagem a protagonistas em suas áreas de atuação

Por
· 1 min de leitura
Foto: Michel SanderiFoto: Michel Sanderi
Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo entregou, nesta sexta-feira (15), a Comenda Anna Theodora a homenageadas, na Associação Passo-Fundense de Letras, APL. O projeto da Secretaria da Cultura chega na 4ª edição e presta um reconhecimento às mulheres pioneiras e protagonistas em suas áreas de atuação.

O prefeito Pedro Almeida ressalta as ações desenvolvidas pelas homenageadas deste ano em seus espaços de atuação. “Queremos destacar a coragem, o esforço e o trabalho das mulheres na construção de espaços sociais mais igualitários. Ainda é necessário promover avanços em políticas públicas que possam garantir a equidade e esta é uma tarefa que compete a cada um de nós”, destaca o prefeito Pedro.

Segundo o vice-prefeito, João Pedro Nunes as mulheres que recebem a comenda romperam barreiras fizeram a história de Passo Fundo. “Na figura destas pessoas estão sendo homenageadas milhares de mulheres estão representadas. São mulheres que fizeram e fazem a diferença para que Paso Fundo seja um polo regional em diferentes áreas. A cidade é grata pela trajetória de cada”, frisa o vice-prefeito.

Conforme a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, a Comenda Anna Theodora ou Inharica, foi criada para homenagear mulheres que romperam preconceitos socioculturais e passaram a ocupar espaços de gestão e de poder que, antes, eram apropriados somente por homens. “Todo ano, no mês da mulher, a Comenda Anna Theodora homenageia mulheres passo-fundenses que construíram, junto à cidade, um caminho de luta e pioneirismo em suas áreas de atuação. É um dia de celebração, de memória, e, claro, honrar a jornada dessas mulheres que, por sua trajetória, tornaram melhor as nossas vidas, como mulheres, quando avançaram e ocuparam espaços onde mulheres também poderiam estar”, aponta a secretária.


Homenageadas

Claudia Cristina Santos da Rocha - Delegada, dedicou sua vida à defesa da justiça e à proteção dos direitos das mulheres


Dirne Terezinha - A primeira mulher a marcar sua voz nas ondas do rádio local


Divair Cavalheiro - Pioneira como intérprete de samba-enredo


Djanira Ribeiro (In memoriam) - Professora, artista plástica, cantora e ativista do movimento negro


Heloisa Goelzer de Almeida (In memoriam) - Foi servidora pública federal, vereadora e referência na luta pela vida com o Comitê da Cidadania de Combate à Fome e à Miséria.


Rosa Jussara - De doméstica à atleta campeã

Gostou? Compartilhe