Com um repertório que emociona Passo Fundo, a Escola Pública de Música Yamandu Costa completa o seu primeiro ano. Mais de 400 alunos da rede municipal fazem parte da iniciativa da Prefeitura, que disponibiliza o acesso gratuito ao ensino da música e busca, principalmente, a transformação social para a vida destes jovens e o futuro da cidade.
Em comemoração ao aniversário, uma cerimônia foi realizada na sede do projeto, que fica no Parque da Gare, na manhã dessa terça-feira (19). Instrutores e alunos receberam o público com um concerto, relembrando também a trajetória percorrida até o momento.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destaca que a Escola de Música é uma das cinco escolas públicas criadas pela Prefeitura, embasadas pelos compromissos de uma Cidade Educadora. "Passo Fundo teve muita sensibilidade ao aderir à carta das Cidades Educadoras. Não é um título que se compra, mas um projeto que se constrói para que a educação chegue a todo o seu território e pessoas, em diferentes níveis de formação, abrindo espaço para que a cidade se responsabilize pela formação dos cidadãos. A Escola Pública de Música nos orgulha muito, pois a Cultura, a Educação e a Cidadania estão ligadas", enfatizou.
Para o maestro da escola, Rodrigo Ávila, neste primeiro ano, já é possível identificar transformações na vida das crianças. “A música traz perspectivas para o futuro e a conquista de espaços. A música incute no estudo, na disciplina, no desenvolvimento cidadão e social, o que conseguimos identificar nestas crianças. Para nós, é uma satisfação enorme poder realizar este trabalho grandioso e visionário”, afirmou.
Tão significativo é o impacto da música na educação, que três dos cinco alunos que representarão Passo Fundo na Suíça em abril, na próxima Missão Cidade Educadora, integram o projeto. Eles foram selecionados a partir de um desafio com todos os alunos do sétimo ano da rede municipal e receberam os seus crachás em meio às comemorações de aniversário da Escola Pública de Música. “Os aprendizados que tive na música ou levar para a vida e para sempre. A gente descobre um mundo novo”, comentou a tecladista Nicoly Possel.
O prefeito Pedro Almeida considerou que a Escola Pública de Música deixa um legado também para o amanhã da cidade. “O mundo precisa muito de cultura, música e arte. É um projeto que a gente sonhou e que está só no início, mas que já está transformando”, mencionou.
Sobre a escola
Inaugurada em 16 de março de 2023, a escola iniciou suas atividades em 11 de abril. Hoje, beneficia mais de 400 alunos do 5º ao nono ano da rede municipal.
O projeto é desenvolvido em quatro polos situados, em escolas municipais de quatro quadrantes do município: EMEF Benoni Rosado, EMEF Senador Pasqualini, EMEF Wolmar Salton e EMEF Cohab Secchi. Cada uma destas escolas recebe alunos de outras instituições de sua região. Já na sede, localizada no Parque da Gare, é onde acontecem as atividades da orquestra sinfônica, composta pelo maestro, instrutores e alguns estudantes.
A orquestra já realizou seis apresentações. Entre elas, a abertura do espetáculo do renomado violonista Lúcio Yanel e Grupo Yangos e o concerto com o grande Yamandu Costa, no fim de 2023.
Inspiração que empresta o nome ao projeto, Yamandu Costa gravou um vídeo em comemoração ao primeiro ano da escola, que foi reproduzido ao público em um telão. “A música pode ser a chave da porta do mundo. É uma linguagem que enriquece e melhora a vida das pessoas. Vamos continuar levando este projeto à frente. Viva à música, bendita música”, disse.