Dia D contra a Dengue envolve escolas e empresas e voluntários

Conscientização da população e ações para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti foram desenvolvidas pela Prefeitura de Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Foto: Jéssica França Foto: Jéssica França
Foto: Jéssica França
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O que parecia ocorrer muito longe de casa, agora está mais perto ou melhor, dentro do seu lar. Já passou do tempo em que se pensava que epidemias de Dengue ocorriam somente em locais com temperaturas mais altas, o mosquito Aedes Aegypti está presente aqui, tanto quanto em qualquer outro estado ou cidade da federação. Autoridades dizem que a epidemia foi agravada neste ano pelas chuvas em excesso dos últimos tempos, mas a única coisa que possibilita a proliferação do mosquito é a ação inoperante da população. Para fazer frente a essa ameaça, o poder público municipal uniu forças com diversas entidades e empresas promovendo o Dia D de Combate à Dengue.

Nesta quarta-feira (10), reunidos no centro da cidade, na Praça do Teixeirinha, equipes da Prefeitura de Passo Fundo, lideranças e voluntários se juntaram à campanha distribuindo panfletos, conversando com moradores e chamando a atenção de motoristas sobre a importância do combate ao mosquito.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Fernando Carlos Bicca, destacou que a atividade buscou lembrar a população sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue eliminando possíveis locais de criadouro. “Esse dia Dia D é importante para marcar a conscientização das pessoas quanto a necessidade de adotarmos medidas preventivas de combate à dengue, não existe outra medida efetiva que não seja a prevenção, nós temos que eliminar os criadouros do mosquito que fazem com que eles encontrem o ambiente ideal para aumentarem e para que estejam dentro das nossas casas nos contaminando”, disse.

O voluntário, Matheus Zanfir, presidente da Associação Norte Gaúcha de Busca, Resgate e Salvamento – Força Voluntária Norte Gaúcho, também estava presente na atividade, assim como representantes de outras entidades. “O pessoal acha que nunca vai acontecer consigo, essas campanhas são importantes para que toda mundo faça a sua parte, não adianta a pessoa cuidar a sua piscina, não ter acúmulo de água e o vizinho do lado ter alguma dessas incidências, então é bom lembrar para que as pessoas cuidem os vasos de flores e não deixem locais com água parada”, comentou.

Doença

De acordo com o painel da Dengue no RS, Passo Fundo ocupa a 6ª posição no estado com incidência de casos pela Coordenadoria Regional de Saúde. Conforme o último Boletim da Dengue (09/04), o município tem 413 casos confirmados e 920 em investigação. “Felizmente não temos nenhum óbito em Passo Fundo, mas temos que ter consciência que a dengue mata e quando não mata causa dores horríveis nas pessoas, incapacidade por vários dias e ninguém quer isso. Queremos conscientizar a população que todos nós somos responsáveis por isso, a prefeitura não tem condições de sozinha fazer frente a eliminação de criadouros porque eles estão dentro das casas das pessoas, então precisamos da conscientização e ajuda de todos”, pontuou Bicca.

Escolas

Bicca destacou que todas as escolas de Passo Fundo da educação infantil ao ensino médio e até do ensino superior, estão sendo realizadas ações com abordagem do assunto buscando prestar orientações sobre prevenção e combate ao mosquito.

Empresas

Engajada no Dia D, muitas empresas promoveram momentos para debate sobre a prevenção da Dengue. “Temos outra ação de grande importância que está sendo desenvolvida pelas entidades empresariais como Acisa, CDL, Sinduscon, Sindilojas que estão convidando seus associados para que hoje façam 10 min de parada para discutir sobre os cuidados preventivos que devem adotar contra a Dengue e os clientes dessas empresas também estão sendo convidados a refletir. Isso é muito importante e revela o engajamento da nossa sociedade em uma luta que é de todos”, pontuou.

Mutirão de limpeza

Outra ação destacada por Bicca é o mutirão de limpeza realizado por equipes da Prefeitura em cemitérios e alguns pontos específicos, assim como o trabalho de empresas parceiras. “Estamos com 16 empresas nos ajudando com mutirão de limpeza nos bairros. São alguns locais específicos da cidade que estão sendo visitados desde o início da semana com a orientação dos presidentes de bairro, que foram para escolhidos com um ponto dentro do bairro para se recolher entulhos, retirando de dentro das casas, dos pátios materiais que podem servir de criadouros”, contou. 

Gostou? Compartilhe