Prefeitura promove Dia D de Combate a Dengue

As ações têm atividades propostas para engajar a população para que faça a sua part

Por
· 2 min de leitura
Foto: Michel SanderiFoto: Michel Sanderi
Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura realiza nesta quarta-feira (10), o Dia D de conscientização, enfrentamento e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As ações têm atividades propostas por todas as secretarias municipais, para engajar a população para que faça a sua parte. 

Para tanto, será montado um ponto fixo na praça do Teixeirinha, na avenida Brasil, quase esquina com a Sete de Setembro, de onde as ações serão coordenadas pela Administração Municipal, que está focada no combate ao mosquito, realizando uma força-tarefa. 

Os agentes de endemias seguem realizando visitas diárias nos imóveis. “Para cada caso positivo de Dengue, a Vigilância realiza a Pesquisa Vetorial Especial, vistoriando a casa de quem está positivo e todos os quarteirões em torno do caso num raio de 150m podendo ser ampliado para 300m. Após este trabalho é aplicado inseticida na casa da pessoa positiva e nos endereços que foram encontrados focos de larvas positivas”, declara a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta. 

De acordo com a coordenadora, os bairros que concentram o maior número de casos de dengue são: Centro, Boqueirão, São Cristóvão, São José, Annes e Rodrigues. Outros bairros também estão com casos positivos, mas com números menores que os citados.

Dentre as ações foi implementada a estratégia de borrifação residual intradomiciliar (BRI), para complementar as alternativas ao controle do Aedes aegypti, minimizando o contato do vetor com as pessoas e contribuindo para reduzir a população desse mosquito. 

“É uma borrifação nas paredes que tem quatro meses de duração do efeito residual, em função do inseticida utilizado. Estamos aplicando em unidades de saúde e locais que são pontos estratégicos por terem pessoas que podem estar contaminadas e ainda em locais que sempre têm circulação de mosquito, como borracharia e floricultura. Quando o mosquito pousa, se contamina e morre”, aponta Marisa. 

A borrifação é realizada em locais estratégicos com grande circulação de pessoas, tais como, unidades de saúde e prédios públicos. Até o momento, a aplicação dessa estratégia foi implementada em 39 unidades de saúde e 36 Pontos Estratégicos (borracharias, comércio de Sucatas, floriculturas) dos 130 que serão aplicados.

As equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, farão limpeza de terrenos em que os proprietários já tenham sido notificados e multados, mutirão de limpeza nos cemitérios e ainda disponibilização dos ecopontos móveis em locais definidos com os presidentes de bairros. “Neste Dia D iremos concentrar as limpezas de terrenos no bairro Integração, Professor Schisler e Xangri-lá. Depois seguiremos as limpezas em outros locais. 

No Parque do Sol os moradores já têm à disposição os ecopontos móveis, de onde as equipes já estão trabalhando na região recolhendo os resíduos e dando a devida destinação. nesta quarta-feira a região da Vera Cruz, Leão XIII, São Bento, Hípica e Valinhos terão os ecopontos móveis disponíveis. Além disso, os oito cemitérios do município irão passar por limpeza, roçada, descarte de material que possa acumular água”, relata o secretário Alexandre de Mello.

Serão realizadas ações educativas e preventivas à epidemia, distribuição de material informativo, disponibilização de cartazes para colocação em estabelecimentos públicos e privados.

Gostou? Compartilhe