Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Campus Passo Fundo) entraram em greve nessa segunda-feira, (15). Os diálogos sobre a possibilidade de greve já vinham sendo discutidos desde o início do mês e a mobilização se deve às perdas salariais e falta de investimentos nos Institutos Federais.
De acordo com os servidores participantes do movimento, a greve ocorre em razão das perdas salariais acumuladas desde o Governo Temer e que não foram repostas até 2022. “Além disso, precisamos da reestruturação das carreiras de técnicos e docentes; recomposição do orçamento dos IFs; ampliação dos programas de assistência estudantil e outras demandas que reconheçam a categoria e fortaleçam a Rede Federal de Ensino”, disseram.
No último sábado (13), o Pró-Reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, divulgou uma nota suspendendo calendário letivo dos cursos técnicos e superiores, presenciais, por tempo indeterminado nos campi das cidades de Camaquã, Gravataí, Pelotas, Venâncio Aires e Jaguarão. Nesta segunda, mais cidades aderiam ao movimento, como Passo Fundo e Erechim. “Entendemos que este é o primeiro momento em sete anos que podemos dialogar com o governo federal para diminuir a defasagem. Mesmo assim, a categoria foi informada que em 2024 não haverá aumento salarial. A greve é uma demanda da categoria a nível nacional, mais de quatrocentas unidades de IFs aderiram ao movimento no Brasil e a tendência é que a adesão seja ainda maior”.
Os servidores destacaram ainda, que a greve é um direito dos trabalhadores e importante para chamar a atenção do poder público sobre a problemática vivida pelo setor. “A greve é um direito do trabalhador e a sociedade sabe como o trabalho da educação é importante, no entanto, é preciso entender que isso passa principalmente pela valorização dos profissionais que nela trabalham. Estamos em um momento de luta não somente por nós, mas por todos os alunos de nossos IFs e esperamos que cheguemos logo a um acordo com o governo a fim de que possamos reestabelecer com brevidade nossas atividades de ensino”, finalizaram.
Campus Passo Fundo
O Campus de Passo Fundo possui 11 cursos técnicos, 10 cursos de graduação, 1 curso de especialização técnica e um curso de pós-graduação, contando com 63 professores e 48 servidores técnico-administrativos. Além de Passo Fundo o IFsul possui campus em outros 11 municípios sendo Pelotas, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.