No segundo dia de agendas em solo suíço, os cinco alunos da rede municipal, nomeados embaixadores de Passo Fundo, conheceram o papel humanitário da cidade de Genebra. Sede de várias organizações internacionais, Genebra desempenha função fundamental na promoção da paz e na proteção dos direitos humanos no mundo.
Ao visitar a praça onde está localizada a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), os estudantes aprenderam sobre a história e as atividades desempenhadas pela instituição. Durante a visita, os alunos puderam entender melhor o funcionamento interno da ONU e sua atuação no cenário global.
“Foi uma oportunidade de aprender sobre as atividades diplomáticas e humanitárias da ONU e de se inspirar no trabalho realizado para promover a paz em todo o mundo”, afirmou a aluna Êmily Risson Zanella, da Escola Municipal Dom José Gomes.
O monumento da cadeira gigante com uma das pernas quebradas, localizado em frente à sede da ONU, chamou a atenção dos alunos. Ele é um símbolo histórico da luta pela paz e uma das obras de arte mais emblemáticas do século XX. Criada em 1997 pelo escultor Daniel Berset para a ONG Handicap Internacional, a cadeira simboliza a mutilação e o sofrimento causado pelas minas terrestres.
No início da tarde, os alunos visitaram a sede do Consulado Geral do Brasil em Genebra e aprenderam sobre a atuação da instituição que fortalece os laços entre o Brasil e a Suíça e presta assistência aos brasileiros no país. Os estudantes foram recepcionados pelo cônsul-geral, José Luiz Machado e Costa. “É estimulante ver jovens tão comprometidos com o conhecimento, aprendendo e sendo capazes de expressar os projetos de Passo Fundo, através de temas bastante complexos, em inglês, na Suíça. Isto é motivo de aplausos e grande satisfação”, afirmou o cônsul-geral.
Os estudantes conheceram também o Museu da Cruz Vermelha. Uma oportunidade para explorar a história e o impacto do movimento humanitário mundialmente reconhecido. Eles acompanharam exposições interativas e registros históricos que contam a trajetória da organização, seu papel durante conflitos e desastres e as diversas atividades humanitárias realizadas ao redor do mundo.
Nesta quarta-feira, os alunos embaixadores irão apresentar os projetos de Cidade Educadora de Passo Fundo na Prefeitura de Genebra.