Alunos embaixadores apresentam projetos de Passo Fundo na Prefeitura de Genebra

Os estudantes explicaram, em inglês, cinco iniciativas de Cidade Educadora desenvolvidas no Município

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de mais de dois meses de preparação com aulas de inglês, pesquisas sobre a Suíça e imersão nos projetos da Prefeitura de Passo Fundo, os cinco alunos da rede municipal que representam a cidade na Europa venceram um grande desafio nessa quarta-feira (17): apresentar a autoridades suíças, na Prefeitura de Genebra, iniciativas de Cidade Educadora que Passo Fundo desenvolve e que podem servir de exemplo para o mundo.


Durante encontro com a prefeita Cristina Kitsos e o vice-cônsul do Brasil em Genebra, Evaristo Andrade, eles falaram sobre a Escola Pública de Música Yamandu Costa, o Ki da Hort@, o Prisma Espaço Geek, o Passo Fundo em Movimento e os espaços públicos da cidade. A desenvoltura e segurança dos estudantes de 13 anos surpreenderam quem acompanhou a apresentação.


A prefeita Cristina Kitsos valorizou a participação dos jovens na construção de políticas públicas e elogiou a iniciativa de Passo Fundo de escolher estudantes para serem protagonistas da Missão Cidade Educadora. “É muito importante dar voz aos jovens, que eles possam expressar suas ideias, participar de projetos. A cidade de Passo Fundo é um exemplo disso”, observou. A prefeita destacou que, apesar da distância geográfica, Passo Fundo e Genebra se aproximam ao tratar de assuntos similares no planejamento da cidade e na construção do futuro dela. “Vários projetos de Passo Fundo apresentados hoje fazem eco a projetos e ideias que temos aqui na cidade de Genebra. A democratização dos espaços públicos, a preocupação com as questões climáticas, de igualdade e de justiça. É muito importante que os jovens estejam engajados nesses processos e ajudando a pensar o futuro da sociedade”, afirmou.

Kiara dos Santos Prestes, aluna da Escola Municipal Antonino Xavier, destacou o orgulho de representar Passo Fundo em outro país. “Eu estava muito nervosa, mas fiquei feliz em ver que todo o esforço valeu a pena. As aulas de inglês, os dias e noites estudando o projeto do Prisma. Com certeza, essa é uma experiência que eu jamais vou esquecer”, afirmou.


Para o vice-cônsul, Evaristo Andrade, Passo Fundo está no caminho certo ao investir na nova geração. “Para nós, que estamos representando o governo brasileiro em Genebra, é um orgulho profundo ver esta geração vindo de Passo Fundo, com tanta garra e entusiasmo. Parabéns aos formuladores desta política pública, à população de Passo Fundo, pais e professores. Que os jovens nunca percam a possibilidade de transformar a vida de alguém”, disse.


Gostou? Compartilhe