Justiça autoriza abertura de mercados no Feriado de Tiradentes

Sindicato dos Comerciários diz que vai recorrer da decisão

Por
· 1 min de leitura
Justiça do Trabalho deferiu liminar atendendo pedido do SincogêneroJustiça do Trabalho deferiu liminar atendendo pedido do Sincogênero
Justiça do Trabalho deferiu liminar atendendo pedido do Sincogênero
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma liminar deferida ontem à tarde pelo juiz do trabalho substituto, Evandro Luis Urnau, autoriza a abertura dos mercados e supermercados no feriado de Tirandentes, no domingo (21), de demais feriados, independentemente de qualquer requisito, exceto o de respeitar os direitos individuais dos trabalhadores envolvidos, eventual norma coletiva ou lei municipal em sentido contrário ou normas ambientais.

O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Passo Fundo (Sincogêneros) havia ingressado com a ação solicitando autorização da Justiça para o funcionamento dos estabelecimentos.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Comerciários, Tarciel Silva, a entidade vai recorrer da decisão, buscando o cumprimento da lei. Tarciel destacou que, desde o início do mês de março, o sindicato iniciou negociação com a Patronal, contudo, ela apresentou uma resposta negativa para as propostas da categoria. “No começo de março mandamos uma comunicação com cláusulas da convenção coletiva passada, para abrir na  Sexta-Feira Santa e fechar no Domingo de Páscoa. Além de reiterar esse cláusula, o documento ressaltou aos empressário a necessidade de renovação da convenção coletiva, que estava se encerrando no dia 31 de março, e que para abrir nos próximos feriados, era preciso a assinatura de uma nova convenção.

Tarciel pontua que a proposta da categoria visa o reajuste salarial e melhores condições para os trabalhadores. Também explicou que as lojas poderão abrir normalmente, pois as tratativas para renovação estão avançadas.

Patronal

Segundo o advogado do Sincogêneros, Tiago Bortolanza, a Patronal vem buscando negociação, contudo há divergência em algumas cláusulas solicitadas pelos trabalhadores. O Sindicato também pontuou que  é permitido a abertura no feriado, e que por isso a entidade ingressou com uma ação solicitando autorização da justiça. 

Gostou? Compartilhe