Um dia dedicado a cuidar de quem tanto trabalha e faz o bem para a comunidade de Passo Fundo. No último sábado (20), o Projeto Mãos Unidas realizou, por meio da médica Juliana Bertol e a terapeuta Rogéria Maso, um retiro contando com a participação de recicladores pertencentes à associação.
O retiro “E-MOTION” foi realizado pelas profissionais destacando a importância do bem-estar para a saúde. “Precisamos ter equilíbrio entre corpo, mente e espírito. O E-MOTION é um evento que tem como foco principal o fortalecimento emocional e o autoconhecimento dos participantes. Para proporcionar experiências transformadoras, são utilizadas dinâmicas de terapia sistêmica embasadas na neurociência”, disseram.
De acordo com a coordenadora da ONG, irmã Inês Sartori, o objetivo foi estimular o autocuidado e a autovalorização dos participantes, além da importância de viver em harmonia. “O retiro foi pura alegria, uma atividade maravilhosa que a equipe da Dra. Juliana e Rogéria realizaram, é um trabalho de cura interior, para que eles possam progredir, melhorar sua autoestima e ir além”, comentou.
Conforme a Irmã Inês, o retiro foi realizado ao longo de todo o dia, contando com a participação de 57 adultos e 12 crianças com idades a partir de 7 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos para que pudessem participar de algumas dinâmicas.
Segundo Juliana este foi o primeiro retiro beneficente do E-MOTION, mas já aconteceram outras edições ao longo dos anos, tanto para crianças, quanto para adolescentes e adultos. “O diferencial do E-MOTION vai além das atividades propostas, ele é reconhecido por suas transformações profundas nas vidas dos participantes e decidimos estender sua influência também às pessoas menos favorecidas. Para isso, contamos com o apoio dos colaboradores do projeto Mãos Unidas e de membros da comunidade que já participaram de edições anteriores”, explicaram.
A história de superação de Vinícius Bernardon, que atuou como reciclador até se tornar atleta e educador físico foi uma das principais participações no evento. “O impacto do E-MOTION não se limita apenas aos participantes diretos, mas se estende a toda a comunidade envolvida. É uma iniciativa que não só promove o bem-estar emocional individual, mas também contribui para o fortalecimento da rede de apoio e solidariedade entre as pessoas”, finalizaram.