Leilão do Aeroporto de Passo Fundo tem nova data

Empresas interessadas já iniciaram visitas técnicas na área do aeródromo

Por
· 2 min de leitura
Leilão do Aeroporto ficou para 20 de junho - Foto - LC Schneider-ONLeilão do Aeroporto ficou para 20 de junho - Foto - LC Schneider-ON
Leilão do Aeroporto ficou para 20 de junho - Foto - LC Schneider-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo será privatizado, através de uma ‘parceria público-privada’ (PPP). Na terça-feira, 23, o Governo do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado uma nova data para a realização do leilão. O pacote também contempla o Aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo. Inicialmente marcado para 07 de maio, o leilão foi transferido para 20 de junho. De acordo com o DOE, será às 14 horas, na B3, em São Paulo. A mudança de data visa permitir o aumento da competitividade, tendo em vista o volume de pedidos de esclarecimentos ao edital de licitação, além visitas técnicas que já foram e ainda ocorrem com a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta responsável pela PPP, e nos próprios aeroportos. Também a data limite para a entrega de envelopes por parte dos concorrentes foi alterada para 13 de junho, das 9 horas ao meio-dia.

Critérios

Em 19 de fevereiro de 2024, saiu no Diário Oficial o edital da parceria público-privada (PPP) dos aeroportos Lauro Kortz e Sepé Tiaraju. Agora, o leilão que definirá a empresa que vai operar, fazer a manutenção e ampliar a capacidade da infraestrutura dos dois terminais será realizado no dia 20 de junho. O critério para definir o vencedor da licitação será o de quem oferecer o maior desconto do aporte público. A empresa ou consórcio vencedor fará a gestão dos terminais por 30 anos. Também deverá investir mais de R$ 101 milhões para qualificar a infraestrutura e a operação.  O critério para definir o vencedor da licitação será o de quem oferecer o maior desconto do aporte público. Na PPP o governo do Rio Grande do Sul, por meio das secretarias de Logística e Transportes e de Parcerias e Concessões, investirá R$ 29 milhões nos aeroportos licitados.

Visita técnica

Em 10 de abril, seis representantes da Rede VOA desembarcaram no Lauro Kortz. Os técnicos permaneceram por dois dias em Passo Fundo para vistoriar as instalações e observar as condições operacionais do aeroporto. A empresa é concessionária de 16 aeroportos no estado de São Paulo. A rede está presente nos aeroportos de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém, Jundiaí, Bragança Paulista, Ubatuba e Guaratinguetá.

Empresas

Além da VOA, a própria Infraero, que já administra o terminal, também poderá manifestar interesse pelo edital. A Fraport, que administra o Salgado Filho, pela proximidade com Porto Alegre, poderia ingressar na disputa por Passo Fundo e Santo Ângelo. Outra empresa cogitada é a Socicam, que está à frente da gestão de 24 aeroportos em 17 estados. Em constante expansão, é a Socicam que atua na Amazônia, Nordeste, Minas, São Paulo e já chegou à Santa Catarina, onde detém a concessão do Aeroporto de Chapecó.


Gostou? Compartilhe