O volume de 100 milímetros de chuva registrado entre a noite de sexta-feira e o final da manhã deste sábado, provocou alagamentos em residências às margens do Rio Passo Fundo, na região dos bairros Entre Rios e Umbu. Também há registros de alagamentos no bairro José Alexandre Zachia, e nas ocupações Bela Vista, Vista Alegre, Pinheirinho Toledo, e Floresta.
Na rua Santa Fé, bairro Umbu, a água já ameaça invadir a residência da dona Inês Pinheiro, 56 anos. A filha, que mora ao lado, no mesmo terreno, precisou levantar os móveis e teve de sair da casa. “Aumentou muito rápido hoje e continua subindo. Se continuar assim, vamos ter que sair todos daqui”, diz. Além dela, outras oito pessoas residem no local.
Moradores das ocupações pedem ajuda
O volume de chuva também causa transtornos aos moradores de pelo menos quatro ocupações de Passo Fundo: Bela Vista, Vista Alegre, Pinheirinho Toledo e Floresta. As ruas estão cobertas pela água, dificultando os acessos, além de já ter invadido algumas casas. Os moradores pedem ajuda ao órgãos públicos.