O prefeito Pedro Almeida anunciou na noite desta segunda-feira (6) que o Município cederá a área da antiga Manitowoc para concentração das doações que estão sendo encaminhadas aos municípios atingidos pelas enchentes. A ação terá o apoio logístico da Be8.
“Passo Fundo segue colaborando com esse grande movimento humanitário e de solidariedade que está acontecendo aqui na região Norte, com diversos atores, empresários, empresas, parceiros que estão mobilizados para ajudar os municípios que mais precisam”, afirmou. Ele acrescentou que a intenção do Município é que o espaço seja utilizado da melhor forma possível para toda a logística de recebimento de donativos e, depois, encaminhamento às demais cidades.
A população poderá continuar fazendo as doações nos dois pontos oficiais de arrecadação: o CTG Lalau Miranda e a Paróquia Santa Terezinha. Em nenhum destes locais será feito o encaminhamento direto aos municípios. Esta operação ficará, a partir de agora, concentrada na área da antiga Manitowoc.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Darci Bugs Júnior, reforçou a responsabilidade com o encaminhamento das doações. “Estamos aqui de Passo Fundo contatando com todos os mais de 300 municípios atingidos e iremos fazer chegar a todos aqueles que ainda não foram atendidos. Serão com certeza atendidos. Então confiem em nós, nos procurem e sigam as nossas orientações”, enfatizou.
As autoridades reforçaram os itens de maior prioridade:
Sacolas econômicas
Kits de higiene
Kits de limpeza
Colchões novos
Cobertores e travesseiros
Pás, carrinho de mão e demais materiais para remoção de lama
Garrafas de água
Ração para animais
Fraldas e pomadas
Leite para crianças
Roupas íntimas novas
O CTG Lalau Mirando seguirá com o recebimento de itens, das 9h às 17h. O Salão Paróquia Santa Terezinha, localizado na Rua Prestes Guimarães - esquina com a Rua Coronel Pelegríni - fica aberto das 8h30 às 11h30min e das 14h às 18h.