Como fazer a diferença diante de tamanha tragédia. As cenas, as histórias, tornam até os corações mais gelados emocionados diante de tudo o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. A região norte do estado, até o momento, foi a menos atingida pelas chuvas. O sentimento da maioria das pessoas que está trabalhando, arrecadando donativos, e fazendo doações, é de consternação e, ao mesmo tempo, de muita solidariedade.
Foi com esse sentimento que a voluntária Elisete Simor decidiu fazer algumas marmitas para levar à população atingida. “Parei de trabalhar há 7 anos para cuidar do meu marido que é cadeirante. Agora ele está em casa e nós aqui trabalhando pelo próximo. No sábado falei com o filho vamos comprar alguns marmitex e fazer. Fui lá e comprei mil embalagens e dez quilos de arroz achando que ia conseguir fazer as mil marmitas, mas Deus é tão maravilhoso que sempre multiplica. Em questão de horas, nós tínhamos mais de 300 quilos de arroz, isso é a união do povo”, conta.
Elisete, junto com o seu irmão Antônio Pereira, que atua como presidente da Associação dos Moradores da Vila Nova, começaram a reunir moradores do bairro e demais voluntários. “Atuo há 18 anos na presidência da Associação de Moradores e desenvolvemos o Projeto Equipe do Bem, que ajuda as pessoas que precisem de exames e procedimentos médicos. Já arrecadamos mais de R$ 250 mil em doações, fazemos cachorro-quente, ações para arrecadar recursos e ajudar quem precisa com algum tipo de exame, cirurgia, cadeiras de rodas e muletas. Temos um grupo de WhatsApp e começamos a movimentar o pessoal e muita gente veio ajudar”, contou.
Produção
Com apoio de empresários e lideranças, além da comunidade em geral, o grupo vem se reunindo para produção de sanduíches e marmitas para doação. “Estamos fazendo o trabalho de distribuição de em torno de 500 marmitas por dia e 1,5 mil sanduíches, além de cesta básica. Estamos arrecadando bastante cobertores porque o frio está chegando. Hoje saímos com duas caminhonetes 4x4 de alimentos e a ideia é que eles vão parando nas estradas, nas cidades afastadas, tem muita gente que está ficando sem comer, hoje vai ser um trabalho de formiguinhas que vai render bastante”, disse.
As marmitas contêm feijão, arroz, macarrão e frango. Os alimentos são produzidos com muito cuidado e carinho pelos voluntários.
Conforme o presidente da associação, quem tiver interesse em ajudar ou entregar donativos pode procurar a Associação de Moradores da Vila Nova localizada na Rua Manoel Beckmann, nº 42. Quem tiver interesse em doar recursos o PIX é o 493.858.520-00 de Antônio Pereira.
Projeto
O Projeto Equipe do Bem da Associação de Moradores da Vila Nova foi criado há três anos, buscando auxiliar pessoas que precisam passar por tratamento de saúde, por meio da venda de alimentos e rifas. “ Todo o recurso é revertido para tratamento de saúde, mas desde o fim de semana a gente sentiu necessidade de também arregaçar as mangas e ajudar nossos irmãos que estão sofrendo com todas as perdas causadas pela chuva”, finalizou Elisete.