Cartão substituirá a ‘passaginha’ nos ônibus da Coleurb e Codepas

As duas operadoras do transporte público trabalham na instalação do novo sistema. Saiba como funcionará e como usar o serviço

Por
· 1 min de leitura
Foto divulgação/ ColeurbFoto divulgação/ Coleurb
Foto divulgação/ Coleurb
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aos poucos, ainda neste ano, a população que usa o transporte coletivo urbano em Passo Fundo trocará a velha ‘passaginha’ por um cartão recarregável para cruzar a roleta. As duas operadoras do sistema, a Coleurb e a Codepas, confirmaram que estão trabalhando na implementação da bilhetagem eletrônica, meio que será adotado na frota em até três meses.

A estruturação do sistema de bilhetagem está na fase do projeto executivo, informou o diretor da Coleurb, Carlos Henrique Pereira. A projeção é de que a instalação comece em junho e seja finalizada em julho, em todos os ônibus que prestam o transporte público municipal da empresa. “Em agosto, temos a previsão de que o sistema esteja operando de forma híbrida, com fichas e bilhetagem eletrônica”, adianta.

Prazo parecido é previsto pelo diretor da Codepas, Jose Henrique da Fonseca. Segundo ele, “haverá uma parceria no sistema como um todo de transporte coletivo. Coleurb e Codepas vão trabalhar ao mesmo tempo, sendo que já estamos fazendo treinamentos em conjunto para a implantação da bilhetagem eletrônica em todos os sistemas, possivelmente a partir de agosto”, confirmou, ao complementar que a operação – o que inclui a recarga de créditos -, a exemplo do que ocorre hoje com as vendas de fichas, “terá a gestão da Coleurb”.

Para acessar o serviço, o usuário precisará de um cartão recarregável. De acordo com a Coleurb, o primeiro cartão será gratuito, e a recarga poderá ser feita eletronicamente através do site, com pagamento por boleto ou Pix, além de presencialmente nos pontos de venda disponibilizados pela empresa (Av. Sete de Setembro, nº 97, Petrópolis; Rua Morom, nº 1230, Centro; e na UPF). “O passageiro terá acesso a um cartão de bilhetagem previamente cadastrado e utilizará o validador ao passar pela catraca no ônibus”, explica Pereira, ao reiterar, que, adiante, esse meio de acesso irá substituir em definitivo a atual passaginha no pagamento da tarifa. 

Mesmo com a bilhetagem eletrônica, afirma o diretor, a operação do serviço segue da mesma forma que a atual, com motoristas e cobradores trabalhando nos ônibus. 

Cadastro de usuários

Conforme o cronograma da empresa, a partir de julho, a expectativa é realizar todos os cadastros de estudantes, idosos e gratuidades para, em agosto, começar a operar o sistema. “Essa é nossa programação inicial”, resumiu Claudinei Bonifácio, gerente-geral da Coleurb.

A Coleurb atende a maior parte da demanda por transporte coletivo em Passo Fundo com cerca de 80 ônibus circulando em dias úteis, que transportam uma média mensal de 600 mil passageiros. Já a Codepas, empresa pública, conta com 23 ônibus na frota, e transporta, em média, cerca de 210 mil passageiros por mês.

Gostou? Compartilhe