MAIO LARANJA: Seminário reúne mais de 200 pessoas e debate violência contra crianças

Por
· 2 min de leitura
Foto: Comunicação Digital/CMPFFoto: Comunicação Digital/CMPF
Foto: Comunicação Digital/CMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 79 mil crianças e adolescentes foram vítimas de estupro em 2022 no Brasil, o maior número da história, conforme o Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2023. A reflexão em sociedade sobre dados como esse e a promoção da conscientização em relação aos abusos sofridos pela população infantojuvenil brasileira motivam a Campanha Maio Laranja, por meio da qual são desencadeadas ações em todo o território nacional. 

 Foi com esse intuito que ocorreu nessa terça-feira (21), na Atitus Educação, o Seminário Proteção Infantojuvenil, com o tema “Proteger a criança e o adolescente é investir no futuro da humanidade”, realizado pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo e VT Consultoria, reunindo, para um público de mais de duzentas pessoas de Passo Fundo e região, palestrantes e agentes públicos com atuação na área.

“Grito de socorro”

Ao abrir o evento, a coordenadora Edilene Turello, da VT consultoria, advogada e ex-conselheira tutelar, considerou o Maio Laranja como "um grito de socorro das milhares de crianças que sofrem em silêncio. É um chamado urgente para todos nós agirmos. Este mês foi escolhido para mobilizar a sociedade, promover debates, intensificar ações preventivas e educativas”, afirmou.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores, Saul Spinelli (PSB), ex-secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, também apontou a relevância de debater o problema, caracterizando o encontro como uma oportunidade para o compartilhamento de informações, e, mais do que isso, para o planejamento de iniciativas voltadas a atender as vítimas. “É uma discussão com toda a rede de proteção, também para pactuar algumas ações que poderemos fazer em 2024 e 2025 na prevenção, na descoberta, no atendimento. Ressalto a importância que tem a escola para isso, a família, a rede de proteção da criança”, resumiu.

Ministério Público 

Ao também citar a rede de atendimento, o procurador de justiça do Ministério Público do Paraná, Murillo Digiácomo, que palestrou durante a manhã, enfatizou a oportunidade de reunir num mesmo local os atores que integram o sistema de garantia, além da rede municipal, juízes, promotores, defensores públicos e delegados de polícia, por exemplo. “É importante que eles trabalhem em harmonia, que haja uma integração operacional, como prevê a lei, entre todos os atores, para que cada um saiba qual é o seu papel, assuma as suas responsabilidades e trabalhem juntos em prol de um objetivo comum, que é a proteção integral da criança e adolescente”, salientou.

Semcas

 Já o secretário de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, Rafael Bortoluzzi, pontuou sobre a atuação dos agentes municipais na assistência aos menores e no trabalho de conscientização incessante, que, ressaltou ele, vai além do período da campanha. “A Secretaria vive o Maio Laranja todos os dias, porque todos os dias as nossas equipes técnicas, os assistentes sociais, as psicólogas acordam e saem de casa pensando em como proteger uma criança, como proteger um adolescente. É muito importante ter esses momentos para que a sociedade compartilhe conosco, para que a gente aprenda, tenha essa formação, e também possa compartilhar com toda a comunidade o trabalho que vem sendo feito”, avaliou.


Gostou? Compartilhe