Corpus Christi: Santuário Nossa Senhora Aparecida mantém tradição dos tapetes de serragem

Por
· 1 min de leitura
Foto: José Cruz/ Agência BrasilFoto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A quinta-feira (30), será marcada por momentos de fé e devoção em Passo Fundo. A data é celebrada em 12 Paróquias católicas em honra à mensagem da eucaristia, que faz referência à Última Ceia.  Dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A celebração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é obrigatoriamente numa quinta-feira, uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu também  em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é celebrado Corpus Christi. 

 

Catedral 

Na catedral de Passo Fundo haverá duas celebrações em homenagem a Corpus Christi. A primeira acontece às 9 h e a segunda às 15 horas. O padre Ari Antônio dos Reis, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, diz que a celebração durante a tarde contará com a tradicional procissão ao redor da praça Marechal Floriano. Durante a procissão haverá três paradas. Uma para lembrar as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, outra para lembrar a solidariedade das pessoas com o povo gaúcho, e a terceira para celebrar Jesus, que se doa na Eucaristia.

O padre destaca que em todas as paróquias haverá coleta de donativos que serão entregues aos atingidos pelas enchentes.

 

Tapetes

Apesar de a celebração de Corpus Christi acontecer em 12 Paróquias de Passo Fundo, não são todas que farão os tradicionais tapetes confeccionados com serragem, areia colorida, e outros materiais como borra de café e erva-mate. A tradição será mantida no Santuário Nossa Senhora Aparecida. O encontro dos voluntários para realizar o trabalho está marcado para às 8h. Eles farão a ornamentação em todo espaço que circunda a igreja, no Santuário. A confecção deve ser concluída no início da tarde. A missão está marcada para às 15h. Logo após haverá procissão sobre os tapetes. A direção do Santuário lembra que qualquer pessoa voluntária pode auxiliar na confecção dos tapetes. Também serão recolhidos donativos para as vítimas das enchentes.

 

Gostou? Compartilhe