A Defesa Civil de Passo Fundo estima que mais de 200 famílias devem encaminhar o cadastro solicitando o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5.100, do governo federal. As inscrições no município iniciaram na segunda-feira (27) e estão sendo realizadas junto ao Largo da Literatura, na Avenida Brasil. Até ontem à tarde, 18 cadastros já haviam sido preenchidos.
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul provocaram alagamentos em diversas regiões de Passo Fundo. Locais como a Ocupação 4, no bairro Záchia, ocupação Pinheirinho Toledo e Floresta, além dos bairros, Vila Luiza, Victor Issler, e Maggi de Césaro, tiveram registros de danos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Fernando Carlos Bicca, após a realização do cadastro, equipes da Defesa Civil realizam a checagem das informações e comprovação das perdas.
“Precisamos fazer o levantamento antes do envio dos cadastros. Em alguns casos, temos registros de fotos e vídeos dos alagamentos feitos durante o atendimento dos chamados, isso já facilita a comprovação”, explica. O pedido, segundo ele, pode ser feito, por famílias que tiveram prejuízos em suas residências provocados pelos alagamentos.
Pagamentos do 1º lote
O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou na terça-feira (28) que 34.196 famílias gaúchas afetadas pelas chuvas no estado irão receber no primeiro lote de pagamento do Auxílio Reconstrução. Cada família irá receber o valor de R$ 5.100 ainda nesta semana. Elas foram cadastradas pelas prefeituras no sistema do governo federal e um integrante da família validou as informações. De acordo com o ministro, a lista com os nomes das famílias já foi enviada à Caixa, que irá pagar o benefício.
"Tão logo as pessoas validem as informações das famílias, no prazo de 48 horas, esse dinheiro vai estar na conta", informou Pimenta, em entrevista à imprensa em Porto Alegre, ao lado de demais ministros do governo federal. Segundo o ministro, a meta é ter duas listas de famílias autorizadas por semana para pagamento do auxílio.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, de 20 de maio até a manhã de segunda-feira (27), 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução. Desses, 44.592 tiveram o pagamento autorizado após checagem dos cadastros enviados, sendo que 42.572 são de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
A prefeitura de Porto Alegre encaminhou o cadastro de 24.516 famílias residentes no município nesta terça-feira, sendo que o prazo foi iniciado no dia 20 de maio. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou que as prefeituras não precisam enviar os dados de todas as famílias atingidas de uma única vez. "A medida que for formando uma lista, vai alimentando o sistema", disse.