Corpus Christi: A manhã desta quinta-feira é dedica a confecção dos tradicionais tapetes de serragem

Por
· 1 min de leitura
Foto: Luciano Breitkreitz/ONFoto: Luciano Breitkreitz/ON
Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dezenas de fiéis acordaram cedo na manhã desta quinta-feira (30), para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi. Antes das 8 horas da manhã eles já estavam reunidos no Santuário Nossa Senhora Aparecida para iniciar os trabalhos.

Pessoas de todas as idades enfrentaram o frio de oito graus para manter viva a tradição dos tapetes. Foi que fez o casal Marcelo e Elisabete Casanova, eles são casados há 32 anos e participam das atividades da igreja desde a infância. Neste ano eles levaram um dos filhos, de 20 anos, para ajudar nos trabalhos. Para eles, a tradição vem de muitas gerações, Elisabete conta que a sua sogra sempre foi uma pessoa muito religiosa, e passou isso para os filhos, que agora estão passando para os netos. “Desde que casamos estamos envolvidos neste trabalho voluntário”, disse ela.

A família acordou cedo, e enfrentou o frio para montar os tapetes. Mas o trabalho começou muitos dias antes. “Começamos desde o preparo dos desenhos, depois foi necessário o preparo da serragem colorida, e hoje estamos aqui em família”, disse Elizabete.

Segundo a direção do Santuário, como acontece em outros anos, um dos objetivos deste trabalho é envolver os catequistas, assim, um grande número de jovens participam da confecção dos tapetes. Desta forma, além da questão estética, os jovens acabam entendendo o simbolismo envolvido nesta tradição.

A procissão no Santuário Nossa Senhora Aparecida acontece hoje às 15 horas. 

Gostou? Compartilhe