Na manhã de quarta-feira, 29, morreu Saul Brum Ferreira, aos 93 anos de idade. Natural de São Sepé, nasceu em 23 de fevereiro de 1931 e foi criado em Passo Fundo. Ele deixa a esposa Neusa e o filho Gregório. Seu corpo foi velado e cremado na quarta-feira no Memorial Ver Cruz. Saul Ferreira era o titular do Registro de Imóveis de Passo Fundo de 1975 a 2001 quando, pela legislação à época, teve aposentadoria compulsória ao atingir os 70 anos de idade. Nos últimos tempos dedicava-se apenas à família e acompanhava sua propriedade rural em Lagoão.
Registro de Imóveis
Saul era de uma família de cartorários, seu pai foi escrivão cível e do crime. Seus irmãos também ingressaram nas funções cartoriais. Antes de Passo Fundo, Saul exerceu a função nos registros de Marau, Bento Gonçalves e Santa Maria. Um fato curioso ocorreu quando ele e o irmão Antônio Augusto Ferreira, escritor e poeta, conseguiram uma permuta de cartórios. No início dos anos 1970 Antônio Augusto foi para Santa Maria, onde tinha propriedades, e Saul assumiu o cartório de Passo Fundo.
Vida discreta
Saul Ferreira marcou pela sua discrição e conduta conquistando o respeito da comunidade e dos amigos. Exerceu sua função de fé-pública com muita seriedade e uma postura recatada. Em 1975 graduou-se em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Foi um dos mais assíduos confrades da Mesa Um do Bar Oásis. Para os amigos confidenciava que “a Mesa Um era a sua recreação”. Nos últimos meses, marcava presença quase que diariamente. Na quarta-feira, com sua habitual discrição, Saul despediu-se ao não acordar.