Prefeitura instala novas câmeras de videomonitoramento

Município chegará a mil equipamentos em operação, no centro, nos bairros e no interior. Neste momento, a instalação é feita no Parque Linear da Avenida Brasil

Por
· 2 min de leitura
Foto: Michel SanderiFoto: Michel Sanderi
Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura está fazendo a instalação de novas câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos, que já estão presentes em diversos pontos da cidade, como nas escolas municipais, bairros e região central, estão sendo instalados no interior de Passo Fundo e em espaços recentemente revitalizados. Com o investimento, o município chegará a mil dispositivos em operação.

Neste momento, a instalação acontece no Parque Linear da Avenida Brasil. Ao todo, nos 10 canteiros incluídos no projeto, serão colocadas 38 câmeras. As imagens serão transmitidas simultaneamente para o Centro de Operações do Município.

De acordo com o prefeito Pedro Almeida, os investimentos no videomonitoramento com a aquisição de câmeras e no Centro de Operações do Município contribuem com o trabalho das forças de Segurança e ampliam a proteção da comunidade. “São medidas que têm a prioridade da Prefeitura porque impactam no dia dia da população. Por isso, fizemos este novo investimento, garantindo o aumento do número de câmeras e possibilitando que os equipamentos sejam instalados em locais que foram revitalizados e têm grande movimentação de pessoas e, além disso, no interior, que também precisa deste suporte”, pontuou.

No interior, o processo de instalação começará nesta quarta-feira (12) com a colocação dos postes. Serão implantadas 22 câmeras, em sete pontos.

Atualmente, Passo Fundo conta com dois sistemas de videomonitoramento: o do Município, que deverá ultrapassar 780 equipamentos em funcionamento nos próximos meses; e o da Brigada Militar, que possui 201 câmeras e terá o acréscimo de outras 73. Estes sistemas, além de inibirem a prática de crimes, contribuem de forma significativa com o trabalho dos órgãos de segurança ao espelharem, armazenarem e fornecerem imagens que podem ser utilizadas em investigações.

O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, considera que o investimento agregará mais ferramentas tecnológicas em favor da estrutura da Segurança Pública. “Os indicadores de segurança são analisados mensalmente e está comprovado que o videomonitoramento é muito importante para que os órgãos de Segurança Pública mantenham estabilizados esses números e que busquem baixá-los, proporcionando mais segurança a todos”, avalia.


Cercamento eletrônico

Além da instalação de novas câmeras na cidade e no interior, o Município trabalha em outro projeto: o cercamento eletrônico. O objetivo é que sejam instaladas mais câmeras OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, ampliando a fiscalização no entorno da cidade.

Conforme Gonçalves, as imagens captadas por estes dispositivos também são acompanhadas pelas duas centrais de videomonitoramento. “A Prefeitura tem 146 câmeras OCR, em 73 pontos. Já a central da Brigada Militar, em que o Município possui participação direta, uma vez que tem aportado recursos para a aquisição de equipamentos via convênio com o Estado, conta com 06 pontos e 10 câmeras. Com esses equipamentos, é possível efetuar acompanhamento de veículos que estão em ocorrências de furtos e de roubos e, ainda efetuar relatórios de veículos envolvidos em crimes na cidade através das passagens desses veículos nos locais onde possuímos os dispositivos”, explica.

Gostou? Compartilhe