Passo Fundo registra 131 milímetros de chuva em quatro dias

Mesmo com os grandes volumes em poucas horas, a cidade não teve ocorrências que colocassem em risco a população

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Defesa Civil de Passo Fundo segue monitorando possiveis situações de riscos que possam ser causadas pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o último sábado.

Segundo dados da estação meteorológica localizada na Embrapa-Trigo em Passo Fundo, até às 15 horas de ontem (18) já haviam sido registrados 131 milímetros desde sábado. Os especialistas projetam que, em menos de uma semana, deverá chover o equivalente ao volume de todo o mês. Para os próximos dias segue a previsão de pancadas fortes de chuva, especialmente na quinta-feira.

 

Monitoramento

Apesar do grande volume de chuva em um curto espaço de tempo, não foram registrados transtornos na cidade de Passo Fundo. Segundo o cordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, Fernando Carlos Bicca, ontem ocorreram dois registros de atendimento por parte do órgão. Um deles no bairro Integração, onde o riacho que corta o bairro teve aumento expressivo em seu nível, e acabou assustando os moradores. Uma equipe foi até o local, mas constatou que, até a tarde de o, não havia risco de alagamento nas residências. No entanto, a situação está sendo monitorada.

Outra ocorrência foi registrada no bairro Lucas Araújo, onde uma adutora da Corsan se rompeu. A situação assustou os moradores, com abertura de um buraco. Uma equipe foi até o local e constatou que não há riscos para os moradores.

Bicca destacou ainda que, mesmo com as fortes chuvas das últimas horas, a situação até a tarde de ontem era considerada tranquila no município. A Defesa Civil não havia recebido pedidos de lonas e também solicitação de ajuda em razão de alagamentos. Porém, enfatizou que as equipes estão em alerta em razão do grande volume de chuva, além de ventos fortes, previstos para os próximos dias.

 

Do norte Gaúcho para o Sul

Segundo a MetSul Meteorologia, a previsão era de que a chuva voltasse a atingir a maioria das regiões gaúchas entre o final de terça e o início de hoje (19), à medida que o ar quente ao norte avança e desloca a instabilidade para o Sul do Rio Grande do Sul. Por isso, o tempo se instabiliza com chuva na faixa central do estado a partir da madrugada desta quarta-feira, inclusive, em Porto Alegre e na região metropolitana. Na sequência, a chuva se desloca para o sul gaúcho.

Nesta quarta, a chuva atinge com maior intensidade a metade sul no começo do dia, com melhora temporária posterior. Segundo o Instituto, a atmosfera seguirá instável na maioria das áreas do estado ao longo do dia, com chuva irregular a qualquer hora. Da tarde para a noite, a chuva se concentra mais na Metade Norte. Apesar da instabilidade, a quarta-feira terá momentos de melhoria e, em alguns locais, com aberturas no decorrer do dia com relativo abafamento para esta época do ano, que é a mais fria na climatologia anual.

Com o avanço da instabilidade do norte para o sul, entre a noite de terça-feira e o começo da quarta, há risco de pancadas localmente fortes acompanhadas de raios e trovoadas. Não se pode afastar a ocorrência de temporais isolados com rajadas de vento e granizo localizado. Na quinta-feira, pontos principalmente da Metade Norte, ainda podem ter chuva, mas não o dia inteiro. Não chove em todo o estado na quinta e no decorrer do dia ocorrem aberturas de sol com nuvens em diversas localidades com temperatura alta para os padrões da segunda quinzena de junho.

Gostou? Compartilhe