O Fusca é um carro com uma linda história, um currículo de maravilhosos serviços prestados e, ainda, uma paixão para uma legião de fãs pelo mundo. Tanto que no próximo sábado, 22 de junho, é o Volks Day. Sim, o Dia Mundial do Fusca! Em Passo Fundo a comemoração será em encontro no domingo,23, promovido pelo Passo Fundo Fusca Clube. O Volks Day chega a sua quarta edição e será na área da Cervejaria Farrapos, que fica na Avenida Araucária, 1450, acesso à Roselândia. Um dia inteirinho para circular entre os mais inusitados Fuscas e derivados. Além do lendário Herbie, a família inclui outros modelos: Kombi, Variant, Zé do Caixão, TL, Brasília, SP-2 e até o Puma com motor VW. São apenas os modelos com motores refrigerados a ar, ou, outros com mais de 30 anos.
O Volks Day
Além dos carros de Passo Fundo, o encontro de domingo tem presenças confirmadas de fusquetas que virão de Lagoa Vermelha, Vacaria, Getúlio Vargas, Estação, Erechim, Marau, Carazinho e Chapecó. Edinho Godois, cervejeiro da Farrapos, é um dos dirigentes do Fusca Clube. Com a sua lendária Variant já foi até os Andes. Agora, está na organização do evento. “Teremos bancas com doces e salgados, além de muito chope. Para quem quiser preparar a sua carne, vamos disponibilizar uma churrasqueira”. Também participam da exposição os carros de entusiastas de outros grupos de Passo Fundo: Brazilian Rat Bugz e Comboio Clandestino. “O Volks Day de domingo será das 9 às 19 horas. Som mecânico e também voz e violão. Os carros ficarão expostos nas áreas em frente e lateral da Cervejaria, além de um terreno ao lado”, completou. De acordo com o presidente o PFFC, Anselmo de Quadros Pires, mais de 150 carros estarão inscritos no evento. A inscrição custa R$30,00 por carro e dá direito a um brinde. Para o público visitante que acessar a pé não há nenhum custo.
Passo Fundo Fusca Clube
Passo Fundo é polo de antigomobilismo e, dentre eles, temos algumas subdivisões. Assim, é o Passo Fundo Fusca Clube, fundado em 2000, que conta com mais de 30 associados, todos com o pensamento refrigerado a ar e ronco de quatro cilindros nos ouvidos. Anselmo, que atua na área de TI durante o dia, mantém uma oficina mecânica onde trabalha à noite. “Só Volkswagen com motor refrigerado a ar”, diz com orgulho. Sobre o evento, Anselmo brinca que a turma fica “mentindo que o seu Fusca não pinga óleo”. Além disso, há uma troca de informações sobre peças, assistência técnica e tudo mais que esteja relacionado à paixão pelo Fusca. “Desta vez haverá o comércio de peças e acessórios, pois não temos espaço para isso”.
Paixão nacional
O perfil dos proprietários de Fuscas e derivados é semelhante ao do amado carrinho: longevo, eclético e popular. “São jovens ou idosos, homens e mulheres que gostam do carro. É de todas as classes sociais, um a paixão nacional”, explica o presidente. E a manutenção? “Já foi mais barata, as peças estão escasseando e faltam algumas. Fazer o motor agora é bem mais caro.” Mas, então, como temos tantos Fuscas circulando por aí? “Ele dura muito. Se bem mantido dura a vida toda”.
Volks Jam
O pessoal do Fusca Clube fala com orgulho sobre o exitoso Volks Jam. Mas, com muita tristeza, dizem que o Parque Wolmar Salton - Efrica não oferece mais condições para uma nova edição. “O último foi em 2018 e tivemos que arcar com muitas despesas, instalação elétrica, segurança, alvarás e outras exigências. Não visamos lucros, mas tivemos prejuízo de R$ 50 mil. O Volks Jam daquele ano teve 830 veículos inscritos e mais de 10 mil visitantes em dois dias” conta Edinho. O Volks Jam atraiu expositores de São Paulo, Rio, Uruguai e Argentina. Agora, Anselmo diz que as condições em que se encontra o Parque da Efrica tornam proibitiva a realização de um novo Volks Jam naquele local, pois a área necessitaria de ainda mais recursos para viabilizar sua utilização.
O carro que deu nome ao próprio fabricante
Na Alemanha, de 1925 a 1931, já existiam estudos e protótipos para a construção de um veículo pequeno. A proposta era um carro popular, mais acessível do que os carrões da época. Os desafios para os engenheiros e projetistas era construir um carro de pequeno porte, que atingisse 100 km/h e rodasse 13 km com um litro de gasolina. E, para complicar ainda mais o desafio, seria necessário rodar nos desertos e, portanto, sem água para a refrigeração. A encomenda final coube ao engenheiro automotivo e projetista austríaco Ferdinand Porsche. Certamente, um dos maiores nomes do design em todos os tempos, concebeu um carrinho com perfil aerodinâmico que conquistou o mundo e virou ícone. Sim, o Fusca é uma concepção Porsche. Era o ‘carro do povo’. Ora, em alemão a expressão é volkswagen. Então, em 1938, quando saiu de fábrica a primeira unidade produzida em série, a fábrica do carro popular já tinha o seu nome: Volkswagen.
SERVIÇO:
Volks Day
Data- Domingo 23/06/24
Horário- Das 9 às 19 horas
Local- Cervejaria Farrapos
Endereço – Av. Araucária, 1450 - Passo Fundo
Acesso- Gratuito aos visitantes