Frio chega com mais intensidede no fim de semana

Temperatura deverá ficar amena até o final de semana, quando os termômetros vão registrar uma queda acentuada com previsão de acontecer a primeira geada generalizada do ano

Por
· 2 min de leitura
Arquivo/ONArquivo/ON
Arquivo/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os passo-fundenses precisam se preparar para enfrentar um período de temperaturas baixas que virá nos próximos dias, com a passagem de uma massa de ar frio, seguida por uma massa de ar polar. A previsão para o fim de semana é de geada generalizada, não apenas na região, mas em todo o estado.

Segundo o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa-Trigo de Passo Fundo, Aldemir Pasinato, nos próximos dias as temperaturas ficarão amenas, com mínimas variando em torno de 6°C e máximas que não devem ultrapassar os 15°C devido à presença de uma massa de ar frio que está atuando na região. Além de reduzir as temperaturas, essa massa de ar também está trazendo umidade, o que pode intensificar a sensação de frio.


Frio intenso

No entanto, as condições climáticas devem mudar com a chegada de uma massa de ar polar durante o final de semana. Esta massa de ar polar vai trazer uma queda mais acentuada nas temperaturas, com previsão de mínimas próximas a 0°C e máximas não superiores a 10°C. O frio intenso aumenta consideravelmente a possibilidade de ocorrência de geada generalizada.


Chuva persiste

Além da chegada do frio, outro aspecto significativo do cenário climático em Passo Fundo é a chuva persistente. Nos últimos dias, a cidade passou por novos episódios de chuvas intensas, com um acumulado de 49 milímetros entre a noite de domingo (23), e a manhã de segunda-feira (24). No acumulado do mês, as chuvas já somam 230,8 milímetros. Embora a intensidade deva diminuir temporariamente, novas pancadas estão previstas para quarta-feira, o que mantém a preocupação com as condições meteorológicas na região. Pasinato destaca que as chuvas desta semana devem cair com uma intensidade menor na região.

 

Passo Fundos segue a tendência do RS

A semana que se inicia será de inverno em todo o Rio Grande do Sul, e marcada por sol, chuva e frio. Segundo a MetSul Meteorologia, o dia de maior instabilidade foi a segunda (24), mas também deve cair uma chuva na quarta e a sexta-feira, pela atuação de frentes frias e uma área de baixa pressão. A semana terminará com uma potente massa de ar polar. O frio ao longo da semana será resultado de incursões de ar polar. Duas massas de ar frio ingressam no estado, a primeira neste começo de semana, de maior intensidade, e outra no final da semana com ar gelado ingressando entre sexta e sábado.


Terça-feira

A terça-feira no Rio Grande do Sul será de sol e nuvens com aumento de nebulosidade no decorrer do período. No fim do dia, chuva e garoa em locais das Metades Oeste e Norte. O dia amanhece frio com as menores marcas no Sul do estado, onde deve gear. Pode fazer entre 1ºC e 3ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha.

Quarta-feira

Na quarta, centro de baixa pressão cruza o Rio Grande do Sul do Nordeste da Argentina até o Oceano Atlântico. O sistema provoca chuva e garoa na maioria das cidades na primeira metade do dia. Da tarde para a noite, o tempo apresenta melhoria em muitos municípios. Segue bastante ameno. Na quinta-feira, o sol predomina no estado e o dia começa muito frio em pontos do Oeste e do Sul do estado com geada devido ao tempo aberto e pelo ar mais seco nestas regiões. A tarde será amena. Já na sexta-feira, uma nova frente fria trará chuva na maioria das regiões gaúchas. À noite, o tempo estará firme no Oeste e no Sul do estado com ingresso de uma forte massa de ar frio de origem polar e esfria muito.


Gostou? Compartilhe