A construção civil é um dos setores que movimenta e impulsiona a economia de Passo Fundo. A verticalização é um dos fatores que faz esse setor manter-se sempre em crescimento. Atualmente, Passo Fundo se destaca no cenário estadual, quando o assunto é construção civil, somos a terceira cidade que mais constrói, atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul. Nos últimos anos, a cidade acompanhou também o aumento na construção de prédios altos, o que se consolidou com a edificação do Chardonnay 257, prédio mais alto do Rio Grande do Sul, da UNA Construtora.
Em outros estados, a construção de arranha-céus é algo já bastante comum e em Passo Fundo, essas edificações começaram a ganhar destaque com a edificação de empreendimentos como o Reserva Sangiovese, que tem 133m de altura e 33 andares e agora, torna-se referência com as obras do Chardonnay 257, com 40 andares e 140m de altura. Mas, para que essas edificações sejam feitas, a cadeia construtiva precisa estar preparada para atender a demanda, bem como, projetos e estudos específicos são realizados. Em Passo Fundo, por exemplo, o plano diretor não determina altura máxima, mas sim, distância entre as edificações.
Após o projeto aprovado, segue-se para outros fatores importantes nesse processo. Estudo de solo, vento, testes de cargas, logística de trabalho na obra. Para falar de todas essas etapas e também de como os prédios altos passaram a ganhar espaço em Passo Fundo, no próximo dia 28, a Una Construtora, em parceria com o Instituto Aliança Empresarial e o IDEA.Com, promovem o 1° Talks UNA, com o tema “Chardonnay 257: Case Construtivo”. O 1° Talks UNA inicia a partir das 8h30min, no auditório do HUB Aliança.
Na oportunidade, o CEO da UNA Construtora Cristiano Basso, o Diretor de Engenharia da UNA, Rodrigo Medeiros e Souza, o arquiteto Fernando Polesello e os engenheiros Luizmar da Silva Lopes Junior da Multisolos Estaqueamento e Sondagem e Vicente Sochan da Arte Estrutural Engenharia e Consultoria vão explanar sobre as etapas da obra, desafios e diferenciais do projeto.
Chardonnay 257 será entregue em 2025
As obras do Chardonnay 257 iniciaram em maio de 2021 e a entrega está prevista para maio de 2025. Com 34 apartamentos, sendo um por andar, o prédio de luxo possui inúmeros diferenciais em seu projeto como, mais 2.500 m² de área de lazer, box de garagem com ponto para carro elétrico, uso de manta acústica entre as lajes, automação residencial, fechaduras digitais, esquadrias de alumínio em linhas superiores que proporcionam maior segurança e estanqueidade, entre outras características.
O Chardonnay 257 é assinado pelo arquiteto Fernando Polesello e traz nas curvas da fachada um diferencial único, que soma ao projeto ainda mais beleza. A parte estrutural do prédio já está 100% concluída. Até o momento foram utilizados 8100m³ de concreto, 500t de aço e 120 prestadores entre funcionários e empresas terceiras trabalham na obra.
No site da Construtora, www.construtorauna.com.br é possível acompanhar em tempo real as obras do empreendimento, bem como, visualizar a obra desde seu início por meio de um time-lapse.