Prazo para alistamento militar encerra nesta sexta-feira

Jovens do sexo masculino nascidos em 2006 devem comparecer na Junta Militar ou fazer o alistamento online

Por
· 2 min de leitura
Até a tarde de terça-feira (25), apenas 900 jovens de Passo Fundo haviam feito o alistamento. Foto Divulgação/ON  Até a tarde de terça-feira (25), apenas 900 jovens de Passo Fundo haviam feito o alistamento. Foto Divulgação/ON
Até a tarde de terça-feira (25), apenas 900 jovens de Passo Fundo haviam feito o alistamento. Foto Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prazo para o alistamento militar presencial em Passo Fundo está chegando ao fim, com a data limite marcada para sexta-feira, (28). Jovens que nasceram em 2006 devem comparecer na Junta Militar, localizada na av. Brasil 792, antiga prefeitura da cidade para fazer o alistamento.

Para aqueles que não puderem comparecer até sexta-feira, há uma oportunidade adicional: o alistamento pode ser feito online até domingo, dia 30 por meio do site: https://alistamento.eb.mil.br. Os jovens que nasceram antes de 2006, mas que por algum motivo não fizeram o alistamento em anos anteriores, tem o mesmo prazo para regularizar a sua situação. 


Voluntários 

O coordenador da Junta Militar de Passo Fundo, Sargento Evandro Pinho de Farias, destaca que o alistamento é uma obrigação legal e que o não cumprimento pode acarretar em sanções, como multas e impedimentos para obtenção de documentos ou ingresso em cargos públicos. Portanto, todos os jovens que se enquadram no critério de alistamento devem se apresentar dentro dos prazos estabelecidos.

Os jovens alistados de Passo Fundo são encaminhados para quarteis situados na cidade de Alegrete. Anualmente, cerca de 300 jovens são convocados, com uma taxa de voluntariado que, nos últimos anos, tem se mantido em torno de 50%. Segundo ele, muitos desses jovens, inicialmente não são voluntários, mas acabam por perceber as oportunidades de carreira oferecidas pelas Forças Armadas.


Admissão de mulheres

 Pinho diz ainda que o Brasil está estudando uma mudança significativa para o próximo ano, e que pode aumentar o número de voluntários. Está em andamento o processo de estruturação dos quartéis para a admissão de mulheres no alistamento militar a partir de 2025. Atualmente, o alistamento é obrigatório apenas para homens, mas a inclusão das mulheres como voluntárias a partir do próximo ano representa uma ampliação das oportunidades nas Forças Armadas. Segundo ele, estuda-se que elas possam se alistar já em 2025, passem por todo o processo de seleção, para que sejam incorporadas nas forças armadas em 2026. No caso das mulheres o alistamento não será obrigatório, ou seja, apenas jovens voluntárias passariam pelo processo de seleção. 


Poucos jovens alistados 

Até a tarde de terça-feira (25), apenas 900 jovens haviam realizado o alistamento em Passo Fundo, um número consideravelmente inferior à média histórica, que varia entre 1200 e 1800 jovens. Isso indica que muitos ainda não cumpriram com esta obrigação legal, o que reforça a necessidade de atenção aos prazos estabelecidos.

O militar recomenda que todos os jovens que tenham a possibilidade devem comparecer pessoalmente à Junta Militar para realizar o alistamento. Mesmo com a opção do alistamento online, a presença na Junta Militar garante que todos os passos sejam concluídos sem contratempos, como a geração do Registro de Alistamento (RA).

Os jovens que se alistarem até o final desta semana, devem passar por mais dois processos de avaliação, uma física e outra de saúde, para que sejam selecionados os 300 jovens que serão convocados para os quarteis de Alegrete para prestar o Serviço Militar. 

A Junta Militar está aberta de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 17 horas.

Gostou? Compartilhe