A Prefeitura de Passo Fundo está dando mais um importante passo na qualificação da educação pública com o lançamento de um programa de tempo integral destinado aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. A iniciativa, que atenderá cerca de 920 alunos, abrange 18 escolas municipais, seguindo os critérios estabelecidos pela Meta 6 do Plano Nacional de Educação.
O programa funcionará três turnos por semana, no turno inverso ao das aulas regulares.. "Acreditamos que a educação em tempo integral é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, o bem-estar e o sucesso acadêmico de nossos alunos, preparando-os para os desafios do mundo moderno e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, ativos e conscientes. Acreditamos que juntos estamos transformando a educação em nossa cidade", afirmou o prefeito Pedro Almeida.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destaca a importância da iniciativa. "Esta iniciativa do Município representa um importante passo em direção à promoção de uma educação pública cada vez mais qualificada na busca da formação integral de nossos alunos. Com a implantação do tempo integral, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades complementares que visam estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, culturais e esportivas, em um ambiente acolhedor e seguro para que possam desenvolver ao máximo o seu potencial", frisa o secretário.
Com este anúncio, a rede pública estará beneficiando mais de 1500 alunos de 43 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, considerando as demais ações da Prefeitura em Tempo Integral. O secretário reforça que o programa de tempo integral em Passo Fundo além de criar condições para uma maior permanência dos alunos em espaços educacionais, amplia consideravelmente as iniciativas do município nesta área.. “Já temos algumas escolas de Educação Infantil que estão atendendo o berçário em tempo integral.. Temos o projeto Pense Mais, que está acontecendo no turno inverso para auxiliar os alunos que possuem deficiência intelectual. As escolas públicas, iniciativas no âmbito das Cidades Educadoras, compõem também ações de tempo integral e também temos quatro escolas de Ensino Fundamental, com alunos de segundo e quinto anos, que participam de oficinas, três vezes por semana, no turno inverso”, declara Teixeira.
A proposta pedagógica é alinhada ao currículo regular das escolas, conforme o Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo, baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades oferecidas incluem oficinas pedagógicas nas áreas de Leitura e compreensão leitora, Cidadania Global, Matemática, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Movimento corporal, Artes.
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas atendidas, acompanhará o desenvolvimento das atividades, garantindo que estejam alinhadas à proposta pedagógica de cada instituição e ao projeto norteador da rede como um todo.
Escolas participantes
EMEF Cohab Secchi
EMEF Irmã Maria Catarina
EMEF Coronel Lolico
EMEF Santo Agostinho
EMEF Adolfo Camargo
EMEF Etelvina Rocha Duro
EMEF Padre José de Anchieta
EMEF Dyógenes Martins Pinto
EMEF São Luiz Gonzaga
EMEF Antonino Xavier
EMEF Arlindo Luiz Osório
EMEF Escola do Hoje
EMEF Daniel Dipp
EMEF Jardim América
EMEF Professor Arno Otto Kiehl
EMEF Fredolino Chimango
EMEF Romana Gobbi
EMEF Guaracy Barroso Marinho