"Olimpíadas de Idosos” reúne 46 grupos de vários bairros da cidade

Por
· 1 min de leitura
Foto: Luciano Breitkreitz/ON Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um evento que fortalece os laços comunitários entre os idosos de Passo Fundo, além de valorizar e celebrar a sabedoria e a experiência. Foi com este espírito que aconteceu ontem (9), na quadra do Clube de Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, a segunda edição das "Olimpíadas de Idosos".

 Tânia Carraro, da Coordenadoria de Atenção ao Idoso, responsável pela organização,  enfatizou a alegria com o grande número de participantes, mesmo diante das baixas temperaturas. “Nós não esperávamos esse frio, mas deu um bom número de participantes. Temos aqui 46 grupos de idosos da cidade de Passo Fundo, todos os bairros estão contemplados", destaca ela.

 Maria Edi Malaquias de Lima, 70 anos, participante do grupo "Eterna Juventude" do bairro Secci, compartilhou sua experiência: "Hoje é um dia maravilhoso. Ao invéz de a gente estar embaixo das cobertas, estamos aqui, cada uma olhando o sorriso da outra, achando um motivo pra viver melhor e se divertir. O frio não atrapalha, nós somos gaúchos e somos da Eterna Juventude", disse ela.

O evento não se limitou apenas aos jogos, mas também à promoção de amizades. Maria Francisca Rupson, 73 anos, e Lúcia Meira, 88 anos, participantes do grupo da Vila Rodrigues, são amigas há mais de uma década. "A gente sempre está fazendo novas amizades. Não apenas neste evento, mas também com a integração de outras atividades festivas que o grupo participa", relataram as amigas.

Ao longo da tarde, os participantes competiram em diversas modalidades adaptadas, demonstrando que a idade não é impedimento para a diversão e a competição saudável. "O objetivo é a integração e mostrar a valorização dos idosos, que eles também são capazes ainda, mesmo que jogos adaptados, eles conseguem e gostam disso", enfatizou Tânia Carraro.

As atividades tiveram jogos como pife, pontinho, dominó e xadrez, vôlei, aulão de alongamento, boliche, chute a gol, bingo, entre outras. Ao final das competições, foram distribuídas medalhas para os 20 participantes mais idosos, como uma forma de reconhecer e valorizar a participação ativa na comunidade.

Gostou? Compartilhe