Com um grande contingente de participantes, sendo mais de 20 mil inscritos, o concurso público para o preenchimento de 490 vagas da Prefeitura de Passo Fundo movimentará a cidade no próximo fim de semana. Além de passo-fundenses, outro tanto relevante de candidatos vem de outras localidades, gerando um fluxo positivo no setor hoteleiro e empresas do ramo da alimentação, sobretudo. “Teremos bastante movimento, pois o concurso resultou num maior número de reservas”, confirma o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares de Passo Fundo, Leo Duro.
O otimismo se justifica, também, pelas características dos candidatos. Apesar da maioria dos inscritos (59%), em torno de 12 mil, ser residente de Passo Fundo, o restante vem de outras cidades como Porto Alegre (3%) e Santa Maria (3%), com 610 inscritos cada, em média, conforme dados levantados pela Rádio UPF junto à Prefeitura.
Segundo detalha Leo Duro - que além de presidente do sindicato e proprietário do Rio Hotel, integra o Conselho de Turismo da cidade no Comitê de Entidades Empresariais – a procura por acomodações se intensificou na última semana. “As pessoas que vêm de mais longe acabam optando por ficar hospedadas um dia antes da prova para descansar, dar aquela última revisada no conteúdo, em busca de resultados positivos”, considera Duro, que preside a entidade representativa com 18 empresas associadas.
Passo Fundo, explica ele, normalmente, registra um movimento menor na rede hoteleira aos finais de semana, oscilando positivamente durante eventos esporádicos, como concursos. “[Neste caso] não deve lotar os hotéis da cidade, não é como na Expodireto, mas sim, é um movimento maior e muito bem-recebido pela rede hoteleira, que precisa desse incentivo econômico, principalmente depois das catástrofes provocadas pelas enchentes no nosso estado, quando reduziu bastante o nosso movimento”, avalia.
Outros setores
O reflexo da vinda de um volume grande de pessoas em um curto período de tempo, naturalmente, vai além da rede hoteleira. O presidente do sindicato prevê que os restaurantes e shoppings, por exemplo, também sejam beneficiados. “Alguns restaurantes já estão flexibilizando o horário de almoço no domingo para poder atender a essa demanda maior, e, inclusive, a gente tem a expectativa também que familiares desses candidatos ao concurso venham a Passo Fundo, que circularão pela cidade, irão num shopping, no cinema. Eles também estarão consumindo e ajudando a economia do município”.
Sobre o concurso
O concurso público busca preencher 490 vagas distribuídas em 28 cargos de nível superior, 05 cargos de nível técnico e 13 cargos de nível médio, em caráter efetivo, regime jurídico estatutário. A carga horária semanal varia de 20h a 40h, e o salário vai de R$ 1.675,73 até R$ 10.993,59.
As provas de caráter competitivo serão realizadas pela Fundatec, que, na última semana, divulgou os locais de aplicação dos exames. Serão sete pontos da cidade, incluindo universidade, faculdades e escolas. Para consultar o local, o candidato deve acessar o site da Fundatec, informando o número do CPF.
Quanto à densidade de inscritos por função, procurador, com 285,50 candidatos por vaga; professor de educação infantil, com 236,67, técnico previdenciário (IPPASSO), com 233; administrador, com 187; somam os dados mais volumosos. Já o cargo de auxiliar administrativo recebeu o maior número de candidatos, com 3.920 inscritos, sendo 100 vagas ofertadas.
As provas ocorrerão em dois turnos do domingo (14). Quem realizar o certame de manhã deve se apresentar até às 08h, o fechamento dos portões será às 09h e o início das provas às 09h10. Para o turno da tarde, os candidatos devem se apresentar às 14h. O fechamento dos portões será às 15h e início das provas às 15h10.
Contribuiu: Rádio UPF