Com USB e acessibilidade, cinco novos ônibus são integrados à frota da Coleurb

Veículos também já contam com validadores para o sistema de bilhetagem eletrônica, que começa a funcionar em agosto

Por
· 2 min de leitura
Cinco novos veículos são adicionados à frota da Coleurb - Foto Édson Coltz/ONCinco novos veículos são adicionados à frota da Coleurb - Foto Édson Coltz/ON
Cinco novos veículos são adicionados à frota da Coleurb - Foto Édson Coltz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cinco novos ônibus estão sendo incorporados à frota pela Coleurb. Equipados com elevadores, entradas USB e o sistema de bilhetagem eletrônica, os veículos foram apresentados em evento realizado na sede da empresa, no Bairro Petrópolis, na manhã dessa quarta-feira (17).

A empresa enalteceu que as unidades atendem a novos parâmetros da legislação ambiental brasileira. Os carros apresentam a tecnologia EURO 6, que respeita um conjunto de normas regulamentadoras sobre a emissão de poluentes para motores diesel feito pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). No Brasil, o sistema Euro 6 também é conhecido como a oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).

 Os ônibus de 40 lugares – custando cerca de R$ 830 mil cada - ainda são equipados com elevadores para acessibilidade de pessoas com deficiência (PCDs). Com isso, calcula o gerente-geral da Coleurb, Claudinei Bonifácio, cerca de 60% da frota composta por 91 veículos atende a esse requisito, “mas, até o fim do ano, queremos que todos tenham [acessibilidade]”, adianta.

 Outra tecnologia adotada é a conectividade USB (Universal Serial Bus), um padrão de conexão por cabo que permite transmissão de dados entre dispositivos variados, além do carregamento da bateria de celulares, por exemplo. Cada veículo novo, informou a empresa, disponibiliza cinco tomadas para conexão. Os ônibus, porém, não contam com ar-condicionado.

A circulação dos novos carros deve ocorrer entre final de julho e início de agosto. “Os veículos que estão sendo adicionados à frota representam a materialização da confiança depositada pela população na nossa gestão e é resultado dos esforços feitos para aperfeiçoar o transporte público da cidade”, afirma o diretor da Coleurb, Carlos Henrique Pereira.

 Renovação

Os cinco coletivos apresentados no evento dessa quarta-feira foram adquiridos novos, no entanto, a renovação da frota passo-fundense deve continuar com a transferência de carros seminovos de outras empresas do mesmo grupo, que detém a Sogil, atuante na região metropolitana de Porto Alegre, e a Visate, de Caxias do Sul, dentre outras. Conforme e Coleurb, serão 35 veículos 12 anos mais novos do que os atuais, que deverão chegar a Passo Fundo no segundo semestre.

Atualmente, revela Bonifácio, a média de idade da frota local está em cerca de 18 anos de uso. “Temos carros desde o ano 2000 até 2016, e vamos ficar com uma média de cerca de 12 anos com a renovação promovida”, complementa.

 Bilhetagem eletrônica

Como a bilhetagem eletrônica iniciará no transporte público de Passo Fundo a partir de 3 de agosto, os veículos já estão com os equipamentos validadores. Para o funcionamento, desde o dia 4 de julho, ocorre o cadastramento (nos pontos de venda da Coleurb) do primeiro público a passar por esse processo, os estudantes dos ensinos básico, superior e técnico. No dia 15, inciou o cadastro dos idosos e usuários beneficiários de gratuidades (PcD - Pessoa com Deficiência). Já no dia 22 de julho, começa o fornecimento dos cartões para os passageiros sem descontos ou gratuidades. “Reforçamos que façam o cadastro, pois a partir do dia 3 já é com cartão, e, na semana que vem, começaremos com os testes operacionais”, atenta o gerente-geral da empresa.

A venda da ficha de vale-transporte deixará de ser realizada a partir no dia 02 de agosto. A passaginha vermelha não será convertida em crédito no cartão eletrônico e segue sendo aceita no transporte coletivo até data a ser divulgada.

 

Gostou? Compartilhe