Como ficará o trevo do Valinhos após investimento de R$ 15 milhões

Projeto de engenharia foi elaborado por grupo de empresários e doado ao Estado. Município arcará com a execução da obra

Por
· 3 min de leitura
Imagem reprodução do projeto/ divulgação PMPFImagem reprodução do projeto/ divulgação PMPF
Imagem reprodução do projeto/ divulgação PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com uma previsão de investimento de R$ 15 milhões, o trevo de acesso ao Distrito Industrial do Bairro Valinhos, na ERS-324, em Passo Fundo, será totalmente renovado. Ao longo de dois anos, prazo inicialmente estipulado para as obras, o trecho receberá intervenções que vão desde a construção de pistas paralelas a retornos.

A melhoria estrutural se viabiliza após um grupo de empresários elaborar o projeto técnico, que foi doado ao Estado. Com isso, na última semana, acompanhado dos empreendedores e pelo assessor especial do governo do Estado, Mateus Wesp, o prefeito Pedro Almeida entregou ao diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Luciano Faustino, em Porto Alegre, o plano de trabalho para a construção do novo trevo, localizado em frente ao centro de eventos do Gran Palazzo.

O investimento de R$ 15 milhões será feito pelo Município, com recursos próprios. Porém, reiterou o prefeito, por se tratar de uma rodovia estadual, é necessária a autorização do governo do Estado para que os trabalhos possam iniciar. “A obra aumentará a segurança para milhares de pessoas que circulam pelo local para fazer negócios, participar de eventos, trabalhar. A união de forças entre o poder público e os empresários demonstra que o Município quer ajudar o Estado neste momento difícil de reconstrução”, enfatizou o prefeito. O empresário Guto Ghion destacou a importância do novo acesso para o Distrito Industrial, que abriga mais de 22 empresas e mais de dois mil colaboradores de diversos empreendimentos industriais e áreas de negócios.

A partir da autorização do Daer, será possível abrir a licitação para a contratação da empresa responsável pela execução da obra. Conforme o diretor do órgão, que garantiu celeridade na avaliação, o plano de trabalho está aprovado e agora o processo segue os trâmites internos até a autorização ser formalizada. Nessa terça-feira (16), o secretário de Obras de Passo Fundo, Ramon Oliveira, informou que a expectativa é de que a decisão seja divulgada em duas ou três semanas.

A nova estrutura

O projeto elaborado pelos empresários passo-fundenses, em conjunto com a Bortolamedi Engenharia, prevê uma obra de 1,64km de extensão, abrangendo do km 173 ao km 175 da rodovia.

Segundo o secretário de Obras, as alterações se concentrarão na rodovia, sem atingir as ruas internas do bairro, e contemplam, por exemplo, a duplicação da pista existente e a construção de novas vias paralelas. “Cada fluxo terá duas faixas de rolamento, são duplas, separadas por um canteiro. Duas faixas de rolamento por sentido e nas laterais serão duas vias, do tipo vias marginais, que são para a entrada aos empreendimentos. Nos dois extremos, estarão as faixas de retorno”, detalha.

Segundo observa Ramon Oliveira, a mudança garantirá mais segurança aos motoristas, sobretudo aos que entram e saem da área das empresas. “Quem estiver saindo dos empreendimentos não acessará diretamente a rodovia, vai pela via marginal, que é a via lateral, até a intersecção na extremidade. A diferença de velocidade mais alta com a velocidade mais baixa não vai ter tanto conflito. É extremamente mais seguro do que está instalado hoje”, exemplifica, ao apontar que, se deslocando pela via marginal, o motorista que deixar o Distrito Industrial poderá fazer o retorno logo adiante num local apropriado e seguro.

Depois de liberada a obra pelo órgão estadual, e realizada a licitação, a previsão é de que os trabalhos durem dois anos até a entrega do novo trevo à comunidade. “Lembrando que o projeto foi elaborado com auxílio dos empresários e foi aprovado pelo Daer, então já saiu com todas as normas técnicas rodoviárias vigentes possíveis. Ou seja, já está com todo o aparato de segurança da melhor forma possível”, finaliza o secretário municipal Ramon Oliveira.

Outros trevos

Além desse cruzamento urbano, ao menos, outros dois pontos importantes de acesso a Passo Fundo carecem de melhorias estruturais, os trevos da Caravela e do Bairro Santa Marta. Em dezembro de 2022, o governo do Estado assinou a ordem de início para o projeto de readequação das intersecções localizadas nesses outros trechos da ERS-324.

À época, o governo informou que o projeto final de engenharia, num prazo de 12 meses para ser elaborado pela empresa Ecoplan Engenharia, teria o custo de R$ 1.289.177,64.

Consultado sobre essa demanda, o secretário de Obras de Passo Fundo, Ramon Oliveira, informou que “o projetista entregará os projetos para o Daer daqui dois meses. Aí é uma questão de aprovação, se tem alguma correção, enfim, mas é o que a gente tem de notícia até agora”, resumiu.

Após a conclusão do novo desenho da estrada, ocorrerá a licitação para a realização das obras ao longo do trecho de 5,1 quilômetros de extensão da ERS-324.

Gostou? Compartilhe