Este é o momento para aproveitar os dias ensolarados e o calor. Isso porque este cenário não deverá permanecer por muito tempo na região. A partir do próximo final de semana é esperada uma queda brusca nos termômetros, que irão de 23°C de temperatura máxima, para menos de 5°C em um período de dois dias.
Chuva abaixo da média
Até o momento, o mês de julho está registrando chuvas abaixo da média histórica. Segundo o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa/Trigo, Aldemir Pasinato, até essa segunda-feira (22), Passo Fundo registrou 62.3 milímetro de chuva em julho. A média histórica é de 163 milímetros, isso significa que choveu apenas 38% da média até o momento. “A chuva em julho deve ficar abaixo da média, como já era esperado”, explica ele.
Apesar das temperaturas neste momento estarem bastante agradáveis, os registros do começo do mês, somado a previsão de uma queda nos termômetros a partir da próxima semana, trazem a perspectiva de que a temperatura em julho fique um pouco abaixo da média histórica.
Tempo agradável até o final de semana
Segundo Pasinato, os modelos meteorológicos mostram que, até sexta-feira (26), a temperatura vai ficar mais elevada, podendo chegar até os 25°C, causado por uma massa de ar seco. As temperaturas mais baixas devem ser registradas durante os períodos das manhãs, ficando em torno de 10°C. “Será uma semana com temperaturas bastante agradáveis”, explica Pasinato.
Mudança
Porém, este cenário começa a mudar no sábado, quando a região vai começar a sofrer a influência de uma massa de ar frio. Ela começará a atuar de uma forma mais perceptível no domingo, trazendo consequências para os termômetros no amanhecer de segunda-feira. “Tanto o INMET, quanto outros institutos, mostram que haverá uma queda brusca na temperatura, onde nós vamos sair no sábado com 23°C, para uma segunda-feira onde as temperaturas podem chegar abaixo dos 5°C durante à noite”, diz ele.
Frio será novamente intenso
Os modelos atuais, mostram que na semana que vem as temperaturas serão muito baixas, podendo ser registradas valores negativos. Com isso, os passo-fundenses vão enfrentar uma alternância muito significativa nos termômetros, partindo de temperaturas elevadas para uma queda muito grande. Isso é uma consequência da massa de ar frio que está na retaguarda da massa de ar quente sobre a região neste momento.
“É aguardada uma massa de ar polar semelhante, ou até mais intensa, em comparação àquela registrada no começo do mês de Julho, a partir da próxima semana”, explica Pasinato.