Auxiliar as pessoas com deficiência visual, garantindo seu direito de ir e vir por meio da conquista da autonomia. Esse é o objetivo da Apace – Associação Passo-Fundense de Cegos, que em 2024 comemora 25 anos de atividades.
Para celebrar esse marco histórico, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo promoveu, na noite desta quarta-feira (24), Sessão Solene proposta pela vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT).
Na mesa oficial, o presidente da Câmara, Saul Spinelli (PSB), abriu os trabalhos, ao lado do presidente em exercício da Apace, Everton de Souza, do sócio fundador da entidade, Fábio Flores, e do representante do Executivo municipal, secretário de Cidadania e Assistência Social Rafael Bortoluzzi. A Sessão também contou com a presença dos vereadores Altamir da Silva dos Santos (PDT), Ernesto dos Santos (PDT), Michel Oliveira (PSB), Nharam Carvalho (UB), Regina Costa dos Santos (PDT), além da proponente Eva Valéria, bem como de associados da entidade e seus familiares.
O vereador Saul destacou que a fundação da Apace há 25 anos foi um divisor de águas para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência em Passo Fundo. “Muitas entidades se motivaram com o empenho da Apace em lutar por políticas públicas. As pessoas cegas começaram a ser vistas pela sociedade através da luta da Apace para fazer com que fosse incluído no orçamento do município, por exemplo, a política para os cegos, possibilitando emancipar àqueles que têm suas limitações”, declarou.
De acordo com a proponente, vereadora Eva Valéria, desde o início de sua trajetória, em 23 de julho de 1999, a associação dedicou-se à promoção da inclusão, defesa dos direitos e à habilitação e reabilitação visual das pessoas cegas e com baixa visão.
Valéria frisou que a Apace “destaca-se por seu engajamento ativo em diversas iniciativas que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, promovendo eventos, campanhas de conscientização e capacitação de profissionais, além de desenvolver políticas de inclusão efetivas”. Segundo a parlamentar, a entidade estabelece parcerias estratégicas e busca sempre a promoção da igualdade de oportunidades e a participação ativa na sociedade.
O presidente em exercício da Apace, Everton de Souza, disse que é uma honra representar a associação neste momento de celebração de seus 25 anos. “Agradeço a Câmara por homenagear o trabalho que acontece desde 1999, sempre com o mesmo objetivo de integrar a pessoa cega na sociedade. Ao longo do tempo a Apace, através de várias ações, busca a independência e a autonomia das pessoas com deficiência visual, que elas sejam protagonistas, mostrando para a sociedade que essas pessoas têm que ser vistas a partir de sua potencialidade e não de suas limitações”, afirmou.
Apace
A Associação Passo-Fundense de Cegos oferece diversas atividades aos associados, desde a estimulação precoce, psicomotricidade, mobilidade, aulas de informática, de braile, atendimento psicológico e assistencial para crianças, jovens e adultos.
Também realiza programas de reabilitação integral, pelos quais são feitos atendimentos individualizados e em grupo, e que consideram as particularidades de cada pessoa, assim como um trabalho direcionado às suas demandas, onde a pessoa com deficiência tem sua identidade, integridade e histórias preservadas e valorizadas.