Depois de um período de forte calor e vários dias seguidos com predomínio de sol, as temperaturas voltaram a baixar, assim como já havia acontecido no começo de julho. O último final de semana foi de chuva em Passo Fundo, ela veio com pouco intensidade, menos de 9 milímetros, e foi irregular.
Como o mês já está chegado ao fim, a expectativa dos meteorologistas é que a chuva em julho fique bastante abaixo da média histórica para o período. Segundo o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Aldemir Pasinato, neste mês choveu apenas71 milímetros, isso corresponde a 43% da média no mês, que é de aproximadamente 63 milímetros. “Julho deve fechar com aproximadamente 50% da média”, disse ele.
Temperatura
As temperaturas mais baixas e a neblina devem aparecer somente até esta terça-feira (30), em Passo Fundo. A previsão de temperaturas mais baixas, com mínima podendo chegar a 6°C, deveria acontecer entre a noite de ontem (29), e a manhã desta terça-feira (30). A temperatura máxima nesta terça-feira não deve ultrapassar os 17 graus.
Volta do calor
Pasinato alerta para uma mudança significativa a partir desta quarta-feira (31). Isso vai acontecer porque a temperatura entrará em um ciclo de elevação. A mínima prevista na quarta-feira (31), deve ficar em 10°C, e a máxima será bastante agradável, na faixa de 20°C. Esse panorama dever permanecer até o final de semana, com as temperaturas no sábado podendo atingir a faixa dos 25°C
Além das temperaturas elevadas, os passo-fundenses terão, a partir da metade da semana, o predomínio do sol.
Segunda-feira típica de inverno
O clima agradável esperado para os próximos dias está sendo precedido por um cenário típico da estação, com umidade e temperaturas baixas.
O Rio Grande do Sul enfrentou uma tarde de muito frio nesta segunda-feira como efeito da massa de ar que atuou no estado. Segundo a MetSul meteorologia, essa massa começou a ingressar no Rio Grande do Sul ainda no domingo, na sequência de uma frente fria. O tempo fechado e instável em parte do território gaúcho colaborou para manter a temperatura baixa.
Nessa segunda-feira o tempo permaneceu encoberto e fechado na Metade Norte gaúcha. No Oeste, parte do Centro e no Sul, o sol predominava.
Ainda na segunda-feira a frente fria se deslocou pelo Sul do Brasil e ocasionou chuvas para a maior parte de Santa Catarina e ainda em diversos pontos do Paraná. A atmosfera também mostrou instabilidade nesta segunda no Sul do Mato Grosso do Sul e em pontos do Sul e do Leste do estado de São Paulo.