Passo Fundo completa, no dia 7 de agosto, seu 167 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a história do município, a Prefeitura organizou uma programação para o mês. A abertura das comemorações foi realizada nessa quinta-feira (1), na sede da Escola Pública de Música Yamandu Costa.
Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, Passo Fundo é uma cidade determinada e merece ser valorizada por todas as conquistas que construiu ao longo dos anos. "Esta é uma elebração por mais um ano de existência desta, que por ter o céu azul, ser o lugar em que estão nossos amigos, ser a fonte do nosso sustento, por nascermos ou decidirmos morar aqui - seja qual for motivo -, ser a nossa cidade. Hoje, fazemos questão de andar pelas ruas e avenidas e apresentar a cidade e situações que nos levaram a, entre mais de 5 mil municípios, ser o 39º melhor pra se viver", disse.
A programação em alusão aos 167 anos do Município conta com uma série de atividades, que poderão ser acompanhadas por toda a comunidade, e está disponível no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br).
Mais uma vez, a celebração será integrada ao Festival Internacional de Folclore. A XVI edição da festa cultural terá início na próxima semana, no dia 9 de agosto.
Homenagem a entidades
Durante a abertura das comemorações, a Prefeitura homenageou entidades que fazem parte da história do ?município e que contribuem com a comunidade:
70 Anos do Instituto Histórico
60 Anos da CDL
40 Anos do Arquivo Histórico
35 Anos do Simpasso
30 Anos da Petipa Escola de Dança
25 Anos da APACE
200 Anos da Imigração Alemã