Dia dos Pais contribui com retomada do comércio gaúcho após enchentes

Entidades do setor projetam aumento de até 5% nos negócios em relação ao ano passado no RS

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Roupas e calçados seguem no topo da lista da preferência para presentes na data - Foto divulgação/ Rovena Rosa/Agência BrasilRoupas e calçados seguem no topo da lista da preferência para presentes na data - Foto divulgação/ Rovena Rosa/Agência Brasil
Roupas e calçados seguem no topo da lista da preferência para presentes na data - Foto divulgação/ Rovena Rosa/Agência Brasil
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Quarta data comemorativa mais importante em movimentação financeira do calendário do comércio brasileiro, o Dia dos Pais de 2024, celebrado em 11 de agosto, deverá alcançar um volume de vendas em torno de R$ 735 milhões no Rio Grande do Sul, representando um incremento de 5% na comparação com a mesma data de 2023. A projeção é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), ao avaliar o contexto econômico após as enchentes de maio. Em Passo Fundo, a expectava segue a mesma base de avanço e também considera para as previsões uma perspectiva macrorregional no período pós-desastres.

O Dia dos Pais será a primeira data comemorativa em que o cenário aparenta maior normalidade após as enchentes de maio, “proporcionando um clima favorável para as vendas”, percebe o presidente da CDL Passo Fundo, Evandro Pereira da Silveira. “De acordo com a Fecomércio, embora os dados do mercado de trabalho de junho de 2024 ainda não estejam disponíveis, o período de junho de 2023 a maio de 2024 registrou um aumento de cerca de 38 mil pessoas no mercado de trabalho formal gaúcho, representando uma adição significativa. Diante deste cenário, a CDL Passo Fundo projeta um crescimento de até 5% nas vendas”, cita, ao ponderar sobre as contratações especificamente no comércio local, que, apesar do crescimento previsto para as vendas, não devem apresentar variação em relação ao mesmo período de 2023.


Presidente da CDL Passo Fundo, Evandro Pereira da Silveira -Foto divulgação/ CDL/ Michel Sanderi

A preferência dos consumidores gaúchos na aquisição dos presentes tende a manter roupas e calçados no topo da lista, vindo a seguir perfumes, utilidades domésticas e eletroeletrônicos. O ticket médio estimado para o Rio Grande do Sul deve chegar à casa dos R$ 265, valor considerado pela FCDL como expressivo para a data. Quanto ao quadro local previsto, a CDL - que é vinculada à Federação Gaúcha do Varejo - estima que o ticket médio das compras deve variar entre R$ 100,00 a R$ 300,00, com os meios de pagamentos mais utilizados sendo o cartão de crédito parcelado e o pix. “Diante disso, os negócios locais oferecem muitas opções de presentes, então os itens de maior procura deverão ser roupas, calçados, cestas, eletrônicos, jantares, cuidados estéticos, itens para o carro, livros e viagens”, complementa Silveira.

Otimismo após as enchentes

Ao projetar os negócios neste período, a FCDL leva em conta fatores como o avanço do processo de recuperação da economia gaúcha após o evento climático de maio passado, o forte apelo emocional que a data apresenta e a melhora de indicadores de empregabilidade e de desaceleração da inflação. “Embora o nosso estado ainda esteja buscando superar os problemas causados pelas inundações de maio, observamos um otimismo de parte dos lojistas em relação a essa data, além de uma intenção de consumo crescente da população. Inclusive é possível verificar que alguns itens que podem ser adquiridos para presentear os papais, como aparelhos eletrônicos, tiveram queda de preço, o que estimula a compra”, analisou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, em comunicado divulgado pela entidade.

Ele lembrou, também, que a expectativa de boas vendas é importante para revitalizar o comércio gaúcho, uma vez que foram muitos os estabelecimentos do setor atingidos pelas enchentes. “Neste cenário de reconstrução, é fundamental que os lojistas consigam aproveitar as datas comemorativas para conquistar e fidelizar clientes. E isso pode ser feito por meio da utilização das redes sociais, com vitrines atrativas, um bom mix de produtos, promoções e condições de pagamento facilitadas”, aconselha, ao ponderar sobre a importância do consumidor fazer suas compras para o Dia dos Pais nas lojas locais. “Essa relação de confiança vai fortalecer o desenvolvimento dos municípios e ajudar no reaquecimento econômico do estado”, defende o presidente da FCDL-RS.

Bares e restaurantes também se beneficiam

Cerca de 79% dos estabelecimentos do setor de bares e restaurantes esperam faturar mais com as vendas no Dia dos Pais em comparação a igual data do ano passado. Para 65% deles, o aumento poderá ser de até 20%. É o que revela pesquisa feita entre os dias 22 e 29 de julho com 2.005 empresários de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Setenta e oito por cento dos empreendimentos pretendem abrir no Dia dos Pais. A sondagem aponta também que, em relação a um domingo comum, 57% dos empresários preveem aumento de até 20% nas vendas. Do total de consultados, 7% afirmaram esperar expansão entre 21% e 30%, enquanto outros 7% mostraram-se mais otimistas, prevendo crescimento no faturamento superior a 30%.

Segundo semestre para recuperação

As inundações de maio que arrasaram centenas de cidades gáuchas e milhares de negócios, apesar de não atingirem diretamente Passo Fundo, também causaram reflexos econômicos por aqui. Conforme o presidente da CDL, Evandro Pereira da Silveira, as vendas desde então não têm sido conforme o esperado. “Não podemos falar com certeza em valores, mas, em comparação com o ano de 2023, as vendas diminuíram. O comércio e os serviços são os que mais contribuem para que a região de Passo Fundo se mantenha na segunda maior economia do Estado, mas as cidades que não foram tão atingidas pelas enchentes têm um papel importante na retomada da economia gaúcha”, ressalta.

Com a recuperação gradual da economia estadual, a entidade espera uma retomada mais robusta no varejo durante o segundo semestre deste ano. Para contribuir com o fortalecimento dos negócios locais, Silveira destaca que a CDL promove diferentes campanhas. Cita, por exemplo, que ainda neste mês acontecerá o Outlet PF, entre os dias 16,17 e 18 no Bourbon. “Em setembro, vai acontecer também a tradicional LiquidaPasso, que em 2023 foi a campanha com maior adesão, e neste ano temos a expectativa de superar os números do ano anterior”, finaliza.

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