O Hospital São Vicente de Paulo, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos: melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
O projeto tem como objetivo reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde com ênfase em três áreas: infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de cateter central, infecção do trato urinário associada a cateter vesical e pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, foi designado para executar o projeto junto ao HSVP. Durante três anos, as equipes do SCIH e das UTIs participarão de encontros virtuais e presenciais, farão visitas técnicas e terão acesso a ferramentas de apoio que visam melhorar os processos envolvendo a segurança do paciente na Instituição.
Nesse período será possível dimensionar o impacto financeiro no Hospital com a prevenção das infecções. O resultado das atividades será monitorado por meio de indicadores, que incluem dados como economia gerada para o SUS e vidas salvas por meio das ações. De forma geral, o projeto busca mudar a cultura das organizações de saúde em relação à segurança do paciente.
O médico infectologista e coordenador do SCIH, Dr. Gilberto da Luz Barbosa, afirma que o HSVP está entusiasmado em participar do Programa. “Teremos a oportunidade de aprimorar nossos serviços, qualificar as nossas equipes, trocar experiências, propor soluções e implementar novas práticas voltadas à segurança do paciente em nossas UTIs”, destaca.
A primeira reunião de alinhamento com o Hospital Moinhos de Vento foi realizada de forma online e reuniu membros da diretoria, representantes do SCIH e das UTIs da Instituição. O HSVP possui seis Unidades de Tratamento Intensivo, sendo cardiológica, cirúrgica, clínica, central, neonatal e pediátrica, que contabilizam 85 leitos.