Silo da antiga Cesa será totalmente demolido nesta semana

Uma das estrutura tombou hoje, após intervenção do maquinário

Por
· 1 min de leitura
FOTO -  Última estrutura do silo será demolida nos próximos dias Foto - LUCIANO BREITKREITZ/ONFOTO -  Última estrutura do silo será demolida nos próximos dias Foto - LUCIANO BREITKREITZ/ON
FOTO - Última estrutura do silo será demolida nos próximos dias Foto - LUCIANO BREITKREITZ/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma das estruturas remanescentes do antigo silo da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de Passo Fundo foi demolida hoje (20). A estrutura central do silo foi implodida no dia 11 de agosto. Já o silo teve a parte térrea implodida, mas as duas estruturas, com seis cilindos em cada lado, permaneceram em pé.

O trabalho é realizado por uma equipe de oito profissionais, com utilização de máquinas pesadas. A estratégia é remover a parte inferir para provocar o tombamento. Ainda durante esta semana, toda a demolição estará concluída.

Segundo o engenheiro Fernando Golin Freitas, que está trabalhando no canteiro de obras, em um prazo de 30 dias todos os entulhos já deverão estar fora do terreno. Atualmente o trabalho de tombamento está sendo feito com a utilização de escavadeiras com rompedor hidráulico, porém, ainda hoje (20), a equipe esperava a chegada de uma “tesoura hidráulica”. Este novo equipamento será utilizado na separação do ferro com o restante do material. Segundo o engenheiro, será removido do local somente o ferro, que será enviado para reciclagem. O restante do entulho deverá permanecer no terreno, e servirá para compor o aterro para construção da nova estrutura do local.

A estimativa do volume de  ferro retirado  só será possível prever depois que iniciar o trabalho e separação e remoção. O local permanece isolado  e com vigilância para evitar a aproximação de estranhos e evitar riscos.

 A implosão

No domingo (11), do Dia dos Pais, a estrutura da Cesa em Passo Fundo foi parcialmente demolida por uma implosão. Foram utilizados cem quilos de explosivos na operação, que derrubou a torre central do prédio, deixando os silos laterais em pé, porém com a estrutura comprometida.

Desde a implosão, máquinas estão trabalhando no local para finalizar a demolição e  preparar o terreno, onde será construído um centro comercial. Ainda não há data para início das obras de construção da nova estrutura.

Gostou? Compartilhe