O que avançou no projeto de readequação dos trevos de Passo Fundo

Ainda em 2022, para aumentar a capacidade e reduzir os gargalos da ERS-324, o governo do Estado assinou a ordem de início para o projeto de engenharia

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Cruzamento da ERS-324 com a Avenida João Catapan, que dá acesso ao Bairro Santa Marta - Fotos Édson Coltz/ ONCruzamento da ERS-324 com a Avenida João Catapan, que dá acesso ao Bairro Santa Marta - Fotos Édson Coltz/ ON
Cruzamento da ERS-324 com a Avenida João Catapan, que dá acesso ao Bairro Santa Marta - Fotos Édson Coltz/ ON
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“Um carro fica até 15 a 20 minutos esperando para atravessar o trevo”, reclama Cristiano Reinehr, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Marta. O cruzamento da ERS-324 com a Avenida João Catapan, que dá acesso à populosa comunidade, registra movimento intenso de veículos e pedestres, misturando o fluxo urbano com o trânsito de quem usa a rodovia para deslocamento entre cidades do Norte do estado. Ali, há um trevo, quebra-molas e sinalização, o que tenta regular a movimentação e propiciar o mínimo de segurança aos usuários das vias. Não parece mais ser o suficiente: “A cada dia está pior, por causa do crescimento do bairro”, avalia Reinehr.

Com essa realidade, lá no final de 2022, objetivando aumentar a capacidade e reduzir os gargalos da ERS-324 na região urbana de Passo Fundo, o governo do Estado assinou a ordem de início para o projeto de readequação de trevos da rodovia. As intersecções contempladas ficam localizadas entre os quilômetros 178 e 182 da estrada, no acesso aos bairros Xangri-lá (av. Brasil), Boqueirão (Trevo da Caravela) e Santa Marta (rua João Catapan).

Para a elaboração do projeto final de engenharia, a empresa Ecoplan Engenharia teria o prazo de até 12 meses, com orçamento calculado em R$ 1.289.177,64. Por enquanto, porém, a comunidade segue aguardando as intervenções estruturais. “São promessas que já duram mais de 6 anos para melhorar o fluxo. Infelizmente, não tem segurança nenhuma para pedestres. É um perigo, os motoristas não respeitam o quebra-molas que tem. É risco todos os dias aqui! Os piores horários são das 7h15 até umas 8h, depois entre11h30 e 12h15, e também pegando o horário das 17h30 até umas 19h. Já aconteceram vários acidentes, só que infelizmente não fazem nada para melhorar”, diz o presidente da associação de moradores, para quem a única solução seria a construção de um viaduto ou um elevado naquele ponto. “Eu mesmo já tive reunião com o responsável do Daer várias vezes”, recorda Cristiano Reinehr, ao lamentar a falta de avanços.

“Infelizmente, não tem segurança nenhuma para pedestres. É risco todos os dias aqui!”, Cristiano Reinehr, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Marta


O que foi feito

A assinatura da ordem de início do projeto foi firmada em 1º dezembro de 2022 pelo então governador Ranolfo Vieira Júnior, integrantes de secretarias estaduais e do Daer, e pelo vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A comitiva passo-fundense contou ainda com os vereadores Saul Spinelli, atual presidente da Câmara e, na ocasião, secretário de Cidadania e Assistência Social, e Evandro Meireles (PSDB), presidente do Legislativo naquele momento, além de Mateus Wesp, que era deputado estadual e atualmente está na assessoria de gabinete do governador.

À época, foi informado pelo governo gaúcho que, após a conclusão do novo desenho da estrada, ocorrerá a licitação para a realização das obras ao longo do trecho de 5,1 quilômetros de extensão da ERS-324.

Para saber o que avançou desde então, ON procurou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Conforme a autarquia, o projeto está com a concepção aprovada, e em fase de detalhamento do projeto geométrico. “O Daer tem acompanhado o desenvolvimento dos estudos e concepções, culminando na aprovação do plano funcional”, informou, por meio da assessoria de imprensa.

Como o projeto está em desenvolvimento, não é possível abordar as obras que poderão ser realizadas nesses trechos. “O contrato gerou medições de serviços entregues, referente a estudos”, complementou.

Questionado sobre os prazos e novas etapas, o Daer registrou que está analisando o projeto geométrico preliminar e, após, avaliará a necessidade de prorrogações de prazo. Não houve aditivos de valor ao contrato.

A seguir, após a conclusão do projeto, será realizado o orçamento da obra. “Com base no mesmo, a direção do Daer poderá encaminhar ao governo do Estado pedido de recurso para a licitação da futura obra”, respondeu o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem.

ON seguirá abordando o assunto na próxima edição, com a articulação política local em defesa da pauta.  

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