Temperatura começa a se elevar a partir de quarta-feira

Por
· 1 min de leitura
Foto: Rafael Dalbosco Foto: Rafael Dalbosco
Foto: Rafael Dalbosco
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os passo-fundenses estão enfrentando uma grande variação de temperatura neste período do ano. Essa amplitude térmica poderá ser observada novamente ao longo da semana, conforme informações fornecidas pelo analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Aldemir Pasinato.

No último domingo, a mínima registrada foi de 1,6°C, enquanto nessa segunda-feira os termômetros marcaram ainda menos, 1,2°C. Houve registro de geadas em diversos pontos da cidade. De acordo com Pasinato,  o frio intenso deve persistir até a terça-feira, com temperaturas ao amanhecer variando entre 2°C e 3°C, enquanto durante o dia, as máximas devem alcançar 17°C a 18°C.

Mais mudanças

No entanto, a partir de quarta-feira, o cenário começa a mudar, com a temperatura entrando em elevação. As mínimas devem ficar em torno de 8°C, e as máximas devem atingir os 18°C, com uma tendência gradual de aumento. Entre sexta-feira e sábado, a expectativa é que as máximas cheguem a 25°C ou 26°C.

Apesar dessa elevação, os dias quentes não devem durar muito. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o mês de setembro deve começar com chuva. Uma nova frente fria, embora não tão intensa quanto a atual, está prevista para chegar entre os dias 1º e 2 de setembro. Essa frente deve trazer novamente temperaturas mais baixas, além de precipitações.

A variação térmica acentuada ressalta a instabilidade climática típica desta época do ano na região, exigindo atenção redobrada dos passo-fundenses.


Grande variabilidade de temperatura é considerada normal

Segundo Pasinato, não há nenhuma anormalidade nesta grande variabilidade de temperatura, considerada típica para o período do ano. “A massa de ar frio vem, quando ela passa, começa a subir a temperatura, ocorrendo essa variação”, diz ele. 

Pasinato destaca que já houve ocorrência neste ano de geadas e, três dias depois, o registro de temperaturas próximas dos 30C°. Ele lembra ainda que a grande variação pode acontecer dentro de um mesmo dia, durante o período de inverno, quando, durante a noite são registradas temperaturas muito baixas, mas no decorrer do dia, com o predomínio do sol, acontece uma grande elevação na temperatura. 

Gostou? Compartilhe