A Prefeitura iniciou um ciclo de oficinas de formação voltadas a monitores, estagiários e profissionais de apoio escolar que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Realizadas pela Escola das Profissões, as atividades iniciaram no dia 2 de setembro e seguirão até o fim do ano. O foco está na atualização dos participantes em áreas essenciais para o desenvolvimento infantil.
Atualmente, mais de 150 profissionais estão participando da formação. De acordo com o coordenador da Escola das Profissões, João Ricardo dos Santos, "já está planejada a proposta de expandir a formação ainda este ano, atendendo à crescente demanda por capacitação na área de educação".
As atividades foram divididas em três módulos. O segundo está programado para ocorrer ainda em setembro. "Além dos profissionais das escolas, a oficina é direcionada também aos monitores que trabalham no programa de tempo integral da rede municipal, que acontece na Universidade de Passo Fundo (UPF)", afirmou o coordenador.
A iniciativa é uma parceria entre a Escola das Profissões, o Núcleo de Educação Especial e o Setor de Estágios da Prefeitura de Passo Fundo e tem como objetivo principal qualificar as práticas para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor às crianças da rede municipal.
Para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais no cuidado infantil, a Escola das Profissões também disponibiliza um curso completo de 60 horas sobre Cuidados à Criança, oferecido no turno da noite, também sem custo.