Seja na ERS-324, pela perimetral Leste e Sul, ou na BR-285, o fluxo de veículos dos viajantes se cruza com o movimento urbano, juntando, em trevos com traçados desenhados há décadas, carros, caminhões, ônibus urbanos e intermunicipais, pedestres, ciclistas e motociclistas. O resultado - como mostrou ON em duas matérias na última semana sobre os projetos para os cruzamentos na ERS 324 – é a saturação desses pontos e ruas nos bairros próximos, com a aglomeração como rotina e consequente falta de segurança a todos os usuários. A realidade se repete em diferentes trechos do entorno de Passo Fundo, dentre eles, na região do chamado “Trevo do De Carli”. Nesse local, no entanto, a área de domínio municipal deve receber em breve R$ 12 milhões em investimentos. O projeto para qualificar várias vias urbanas dessa região foi desenvolvido pela prefeitura, que encaminha a execução das obras.
O cruzamento localizado na BR 285, uma importante rota logística estadual, dá acesso a um polo industrial passo-fundense, onde estão localizadas empresas de grande porte. Consultada por ON, a prefeitura confirmou que está realizando o projeto de interligação do trevo da rodovia com o distrito Invernadinha. “Está prevista a reestruturação das ruas Neri Gosch, Arno Pini, Álvares Cabral, James Franco, Manoel Portela e José Landim”, informou o secretário de Obras, Ramon Oliveira.
Conforme frisa, essa interligação é considerada extremamente relevante para o desenvolvimento local, principalmente das empresas que ali estão instaladas. “Além disso, é importante salientar que também é muito crucial para mobilidade urbana do município, visto que é possível, através desta pavimentação, a interligação do bairro Petrópolis até a BR-285, através das ruas Manoel Portela e James Franco, que hoje não possui pavimentação asfáltica”, ponderou o secretário.
O projeto para essas intervenções, diz ele, já foi desenvolvido. Para tirar do papel, o município contará com R$ 6 milhões destinados por emenda parlamentar do deputado federal Luciano Azevedo (PSD). “Este recurso já está disponível”, ressaltou Oliveira. O valor complementar necessário será aportado pela própria prefeitura, totalizando os R$ 12 milhões.
Conforme detalhou o secretário Ramon Oliveira - num prazo de obra de 12 meses a partir da ordem de serviço - será realizada a pavimentação com estrutura que considera o trânsito pesado das indústrias ali instaladas, nas ruas Neri Gosch (com interligação à 285), Arno Pini, James Franco, Manoel Portela, José Landim e Álvares Cabral.
As melhorias planejadas contemplam a interligação das ruas urbanas até o trevo da BR-285, em área do município, portanto. O projeto do trevo em si, pontuou o secretário de Obras, está em andamento junto ao plano de duplicação da rodovia, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Outros cruzamentos na cidade
Não muito distante dali, no trevo de acesso ao Distrito Industrial do Bairro Valinhos, na ERS-324, a transformação estrutural se dará após um grupo de empresários elaborar o projeto técnico, que foi doado ao Estado, e o município anunciar o aporte de R$ 15 milhões.
O projeto prevê uma obra de 1,64 km de extensão, abrangendo do km 173 ao km 175 da rodovia. Contempla, por exemplo, a duplicação da pista existente e a construção de novas vias paralelas.
Mais adiante, na mesma rodovia, conforme mostrou ON recentemente, para os acessos aos bairros Xangri-lá (av. Brasil), Boqueirão (Trevo da Caravela) e Santa Marta (rua João Catapan), o município aguarda a conclusão do projeto dos trevos para outubro deste ano. O projeto final de engenharia foi contratado pelo governo do Estado – responsável pela obra- em dezembro de 2022, estando em fase de detalhamento do projeto geométrico, conforme o DAER.