Desfile de 7 de setembro homenageia escoteiros, exército e voluntariado

Evento tem abertura oficial marcada para às 8h30min com acendimento da pira e hateamento das bandeiras

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Organizado pela prefeitura e Liga da Defesa Nacional, o desfile de 7 de Setembro acontece neste sábado, a partir das 8h30min, na avenida Sete de Setembro. Na edição deste ano, o tema nacional aborda os "100 Anos dos Escoteiros do Brasil". O tema regional homenageia a "1ª Força de Paz Internacional Batalhão Suez 111º/2º RIA", a mais longa missão do Exército Brasileiro em zona de guerra no século XX. Já o tema municipal celebra o "Voluntariado: pequenas ações, grandes transformações".


Abertura oficial

A abertura oficial da Semana da Pátria ocorreu no domingo, 1º de setembro, às 8h30, com o deslocamento do Fogo Simbólico pelo 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) até o Altar da Pátria, localizado na Gare. O acendimento da pira e o hasteamento das bandeiras serão seguidos de pronunciamentos das autoridades presentes. A guarda do Altar da Pátria será feita por diferentes grupos ao longo do dia, incluindo os Escoteiros Maragatos e o Grupo Escoteiro Passo do Guaraé.


Programação cívica

Durante a semana, diversas atividades cívicas estão programadas, como o tradicional deslocamento diário do Fogo Simbólico, seguido pelo acendimento da pira e hasteamento das bandeiras. Cada dia contará com a participação de diferentes grupos e associações, como a Polícia Penal, o SENAI, a APAE, entre outros, que assumirão a guarda do Altar da Pátria.

No sábado, 7 de setembro, acontece o ponto alto das comemorações com o Desfile Cívico e Militar, que inicia às 8h com o acendimento da pira e o hasteamento das bandeiras. Às 9h, será realizada a revista às tropas, seguida pelo desfile com a participação de diversas instituições, incluindo o 6º RCB de Alegrete, associações de reservistas, tropas da Polícia Militar, além de escolas, grupos escoteiros e outras organizações da comunidade.


Desfile cívico

O desfile contará com a participação de grupos variados, organizados em diferentes horários de concentração e largada. A partir das 9h, o desfile militar terá início, seguido pela participação de grupos escoteiros, associações de pessoas com deficiência, escolas de educação infantil e fundamental, entre outros. Destaque para a participação da APAE, que estará presente tanto na programação cívica quanto no desfile.

 

Homenagens especiais

Durante a Semana da Pátria, serão realizadas homenagens especiais, como os 10 anos da EMEI Menino Deus Professor Bandana, os 50 anos do CRPO-P e os 70 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Lucille Fragoso de Albuquerque.


Encerramento

As atividades cívicas se encerram no dia 7 de setembro, às 17h, com o arriamento das bandeiras e a extinção do Fogo Simbólico, marcando o fim das celebrações da Semana da Pátria 2024 em Passo Fundo.





Banda do Colégio Tiradentes é uma das atrações no desfile


Há 15 anos a banda do Colégio Tiradentes da Brigada Militar é presença garantida nos desfiles de Sete de Setembro em Passo Fundo. Atualmente  regida pelo Maestro Rodrigo Ávila, e comandada pelo aluno, Lucas Civa Morais, a banda conta com 42 integrantes.  "A banda é mais do que um extraclasse cultural; ela é onde muitos de nós podemos colocar em prática nossa paixão pela música. É uma oportunidade ímpar de contato com instrumentos diversificados, algo que desenvolve o raciocínio lógico, a cognição, a audição, e é uma das poucas atividades que estimulam os dois lados do cérebro ao mesmo tempo. Isso contribui muito para o nosso desenvolvimento pessoal", explica Lucas.

 

Com um ensaio semanal de uma hora e meia no período extraclasse, os alunos ainda dedicam grande parte do seu tempo livre para aperfeiçoar suas habilidades musicais. O repertório da banda é variado, incluindo desde hinos nacionais e regionais, como o Hino Brasileiro e o Hino Rio-Grandense, até dobrados militares e canções populares que agradam diferentes públicos. "Nossa expectativa para o desfile deste ano é muito grande, especialmente porque no ano passado os desfiles foram cancelados. Estamos muito ansiosos para este desfile, depois de praticamente dois anos sem poder participar", comenta Lucas.


Gostou? Compartilhe