Andrieli Barbosa, 37 anos, acompanhada dos cinco filhos, marido e a sogra, pegou o ônibus por volta das 7h, na vila Donária, em direção ao centro de Passo Fundo, para ver o filho, Alisson Barbosa da Cruz, no desfile do dia da Pátria, na manhã deste sábado, na avenida Sete de Setembro. O jovem cumpre serviço militar no 6º CRB de Alegrete.
O grupo veio a Passo Fundo para abrir o desfile, logo após o acendimento do Fogo Simbólico e hasteamento das bandeiras no Altar da Pátria. Na sequência, com as arquibancadas lotadas, desfilaram as forças militares da cidade, como Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal.
Na edição deste ano, o desfile teve três eixos centrais: Os 100 anos do Escotismo no Brasil, o tema regional homenageou a “Iª Força de Paz Internacional Batalhão Suez, a mais longa missão do Exército Brasileiro em zona de guerra no século XX, e no tema municipal, o Voluntariado: pequenas ações, grandes transformações.
A organização do desfile ficou por conta da Liga da Defesa Nacional e Prefeitura Municipal. Logo após a passagem dos grupos militares, foi a vez dos civis. O escotismo esteve representado pelos grupos, Os Guaranis, um dos mais antigos do Brasil, Maragato e Passo do Guaraé.
Durante a programação algumas entidades de educação e segurança foram homenageadas. Entre elas, a EMEI Menino Deus Professor Bandana, pelos 10 anos, os 50 anos do CRPO-P, e os 70 anos da Escola Estadual de Ensino Médio, Lucile Fragoso de Albuquerque.
A programação do 7 de Setembro encerra às 17h deste sábado, com o arriamento das bandeiras e extinção do Fogo Simbólico,