O Instituto Educacional de Passo Fundo realizou, hoje (17), o lançamento do novo IE e a abertura oficial das matrículas para o ano letivo de 2025. Como parte das comemorações da Semana Farroupilha, houve uma homenagem especial ao estado do Rio Grande do Sul, com a entoação do Hino Rio-Grandense, celebrando a força e a tradição gaúcha.
Após, o mantenedor do IE, Erasmo Battistella, realizou a apresentação do novo Edifício Chicago. A estrutura contará com 10.400 metros quadrados, sete pavimentos, subsolo com garagem uma ampla garagem para até 70 veículos, incluindo carros e motos, além de bicicletários, quatro elevadores e um port-cochère para desembarque coberto, garantindo comodidade e segurança. O hall de entrada possui controle de acesso, reforçando a segurança dos usuários.
Além disso, o complexo inclui dois auditórios, sendo um com capacidade para 500 pessoas e outro para 100 pessoas. A estrutura também conta com lanchonete, laboratórios de física, química e biologia, cozinhas experimentais, salas dedicadas à educação tecnológica, leitura e música, brinquedoteca, sala de teatro e quadras para a prática de atividades esportivas. Ainda, dispõe de terraços abertos, sala multiuso e playgrounds externos, proporcionando áreas de convivência ao ar livre. Em seus sete pavimentos, serão utilizados pisos vinílicos, forros e divisórias de alto desempenho, para maior conforto térmico e acústico. A edificação será equipada com ar-condicionado central com renovação de ar, sistemas de captação de água da chuva e placas fotovoltaicas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
"Estamos trazendo para o IE um prédio moderno, com uma arquitetura inspirada na grandiosidade de Chicago, unindo concreto, ferro e vidro em perfeita harmonia. Mas o nosso compromisso vai além da estética, priorizamos a sustentabilidade, a segurança dos nossos estudantes e uma infraestrutura de ponta, que coloca o IE entre as melhores instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para criar um ambiente de excelência, onde inovação e tradição se encontram, e o aprimoramento contínuo da nossa área pedagógica seja uma prioridade diária”, destacou Battistella.
O diretor do Instituto, professor Marcos Wesley, evidenciou o simbolismo deste novo momento na história do IE, afirmando que a Instituição está pronta para um futuro ainda mais promissor. "O Edifício Chicago vai revolucionar a educação em Passo Fundo. Pensamos em cada detalhe com foco na aprendizagem dos nossos alunos. Com capacidade para 1.400 estudantes, teremos muitos espaços cobertos, laboratórios modernos e um auditório amplo. Este é um prédio que, sem dúvida, marcará a história da nossa instituição", avaliou.
O arquiteto, Fernando Lângaro, detalhou o projeto do Edifício Chicago, explicando que o projeto é baseado em três pilares: sustentabilidade, reaproveitamento de espaços e inovação tecnológica, destacando o compromisso do Instituto com o futuro da educação.