Mais de mil cavalarianos são aguardados no desfile de 20 de Setembro em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A tradição gaúcha será mais uma vez exaltada no desfile de 20 de Setembro em Passo Fundo. Esse momento, aguardado com grande expectativa por todos os tradicionalistas, é símbolo de orgulho e de preservação das raízes culturais do Rio Grande do Sul. O presidente da Comissão dos Festejos Farroupilha, Luiz Moraes, destaca que são esperados mais de mil cavalarianos passando pela av. Sete de Setembro. A atividade está agendo para iniciar às 9 horas, com o hasteamento das bandeiras, depois acontece o desfile dos militares e dos órgãos de segurança pública, em seguida, será a vez das entidades tradicionalistas.

Preparativos

Os preparativos para os festejos começaram ainda em março, com o trabalho de articulação das entidades tradicionalistas da região. "Começamos a trabalhar com as entidades em março, dando apoio e organizando as atividades. As rondas, (que contaram com os Cafés de Chaleira), começaram no dia 8 de setembro e, agora, culminam no encerramento no dia 20", explicou Luiz Moraes

Ordem do desfile

Inicialmente passarão pela avenida os militares, que terá a presença de alunos e da banda do Colégio Tiradentes, Pelotão Mirim e Leão do Proerd, além de Policiais Militares do CRPOP, RPMon, Batalhão Rodoviário, Choque, Batalhão Ambiental, Bombeiros, Defesa Civil, Policia Civil, IGP, PRF, Polícia Penal e Pelotão Montado. Logo após o desfile militar, é a vez dos cerca de mil cavalarianos, entre piquetes, quadros de laçadores e entidades tradicionalistas.

Estarão presentes aproximadamente 15 entidades que participaram ativamente das rondas e dos festejos durante o mês de setembro. Segundo Moraes, é esperado que outras entidades e piquetes da 7ª Região tradicionalista também se juntem ao desfile, mesmo sem terem promovido rondas.

 

Desfile acontece com qualquer tempo

O desfile ocorrerá independentemente das condições climáticas, mostrando a determinação e a devoção dos gaúchos às suas tradições. Este foi um acordo firmado entre as entidades participantes e a organização do evento. "O desfile vai acontecer de qualquer maneira. Em caso de chuva intensa, pode até atrasar, mas não será cancelado", destacou Luiz Moraes.


Encerramento dos festejos

O encerramento acontecerá no CTG Eduardo Muller com a  extinção da Chama Crioula, símbolo que representa o orgulho e o respeito pela memória dos farroupilhas.


Programação:

9 h - Hasteamento das Bandeiras

9h20min – Revista das Tropas

9h30min – Desfile Militar e Desfile das Cavalarianos 


Ordem do desfile:

1 – Desfile militar e órgãos de segurança

2 – Gestão de Peões e Prendas da Sétima Região Tradicionalista

3 – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos

4 – CTG Estância Nova

5 – CTG Moacyr da Motta Fortes

6 – CTG Osório Porto

7 – CTG Fagundes dos Reis

8 – CTG União Campeira

9 – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal

10 – Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz

11- GCT Cavaleiros do Planalto Médio

12 – CTG Lalalu Miranda

13 – CTG Tropel de Caudilhos

14 – CTG Eduardo Muller



Trânsito:


Em virtude do desfile de Vinte de Setembro, o trânsito da região central terá algumas alterações durante a sexta-feira: A Avenida Sete de setembro estará bloqueada, em ambos os sentidos, entre a Avenida Brasil e a Rua General Canabarro; A Rua Morom estará bloqueada entre as ruas Coronel Chicuta e Dez de Abril; A Avenida Presidente Vargas estará bloqueada entre as ruas General Canabarro e Campos Salles. Os bloqueios acontecerão a partir das 7 horas. A liberação parcial está prevista para as 12 horas.

Gostou? Compartilhe