O Cartório Eleitoral de Passo Fundo, responsável pelas zonas 33º e 128º, iniciou na segunda-feira (23) a preparação das quase 500 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 6 de outubro, quando acontece a escolha do prefeito e dos vereadores para os próximos quatro anos.
Renato Guadagnin, responsável pelo 33º Cartório Eleitoral, detalha que as semanas que antecedem o pleito são marcadas por um trabalho intenso. "Neste momento, estamos em uma fase muito importante, que chamamos de carga de urnas. Essa etapa envolve, desde a verificação dos componentes físicos de cada urna eletrônica, até a inserção dos dados dos candidatos e dos eleitores, para que as urnas estejam completamente prontas para o dia da eleição", explica.
A atividade de carga de urnas teve início na segunda-feira (23) e, segundo Renato, a previsão é de que seja concluída até sexta-feira (27). No entanto, uma margem de segurança foi estabelecida, permitindo que os trabalhos possam se estender até a segunda-feira (30), caso ocorram imprevistos, como interrupções no fornecimento de energia ou falta de pessoal.
"Estamos trabalhando com uma equipe de 14 pessoas, sendo 12 contratadas por meio de uma empresa terceirizada e dois servidores efetivos. Esse número é suficiente, mas sempre precisamos estar preparados para eventuais intercorrências, como atestados médicos de última hora", ressalta o responsável.
Renato destaca que o trabalho no cartório eleitoral vai muito além da preparação das urnas. "Neste período, o ritmo se intensifica em diversos setores. Além da carga de urnas, estamos lidando com representações por propagandas eleitorais irregulares, a logística de distribuição das urnas, treinamento de mesários e administradores de prédio. A empresa que fará o transporte das urnas já nos enviou os comprovantes dos veículos e dos motoristas, e estamos analisando essas informações cuidadosamente", explica, frisando a importância de um planejamento detalhado e coordenado para garantir que tudo ocorra conforme o esperado no dia da votação.
Além das urnas de Passo Fundo, o 33º Cartório Eleitoral também é responsável pela preparação das urnas eletrônicas para os municípios de Pontão e Coxilha, enquanto o 128º Cartório Eleitoral cobre as cidades de Mato Castelhano e Ernestina. Essa logística complexa envolve a distribuição das urnas para diversas localidades, exigindo um controle minucioso por parte da equipe.
Mesários
Outro ponto relevante no processo de organização das eleições municipais é a atuação dos mesários, que desempenham um papel fundamental no dia da votação. Renato explica que, apesar de todas as seções já estarem com o número ideal de mesários, ainda é necessário garantir voluntários adicionais, caso algum mesário precise se afastar por questões de saúde, por exemplo.
"Nós já fechamos todas as seções com quatro mesários, que é o número exigido pela lei. No entanto, é sempre bom contar com voluntários extras para suprir eventuais faltas. Por isso, aproveitamos a oportunidade para reforçar o pedido: os eleitores que quiserem se voluntariar podem fazê-lo através do site do TRE-RS ou entrando em contato diretamente com o cartório eleitoral", informa. Também há um telefone para mais informações: (51) 2312-2015. Esse canal também está disponível para atender outras demandas dos eleitores, como solicitação de certidões e verificação do local de votação.