Passo Fundo tem previsão de chuva intensa até sexta-feira

Até o final de semana haverá possibilidade de temporal, inclusive com queda de granizo

Por
· 2 min de leitura
Foto: Rafael Dalbosco/ON Foto: Rafael Dalbosco/ON
Foto: Rafael Dalbosco/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os moradores de Passo Fundo devem se preparar para uma semana de muita umidade, com a previsão de chuvas intensas que devem se estender até sexta-feira (11). De acordo com Aldemir Pasinato, analista do laboratório de meteorologia da Embrapa/Trigo, a chuva, que começou a cair com mais força nesSa terça-feira (8), deve se manter de forma intensa também ao longo da quarta-feira (9) e na quinta-feira (10).

Ontem os passo-fundenses enfrentaram um dia marcado por precipitações intensas, sendo necessário sair de casa com guarda-chuvas e casacos leves para se proteger das temperaturas um pouco mais baixas e da umidade. Entre a segunda e terça-feira, choveu 20,4 milímetros. O total de chuva nos primeiros oito dias do mês é de 104,2 milímetros, sendo que a média mensal é de 239,4 milímetros.

Pasinato destacou que ao longo da semana, a chuva tem potencial para se transformar em temporais, com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitindo alertas sobre possíveis perigos, incluindo ventos fortes e granizo.

“A concentração de chuva é bastante significativa, e estamos monitorando a proximidade de temporais que podem ocorrer na região”, afirmou. Ele explicou que, entre quinta e sexta-feira, um centro de baixa pressão atuará na região, o que pode trazer ainda mais chuvas e agravar as condições climáticas. As temperaturas durante a semana devem ficar entre mínimas de 14° a 15°C e máximas que não devem ultrapassar os 22°C.

“Estamos vivenciando uma semana típica do início da primavera, caracterizada por muita umidade e pancadas de chuva intensa. As chuvas não devem ser contínuas, mas haverá episódios de forte intensidade”, completou o meteorologista.


Final de semana com tempo bom

A boa notícia é que, a partir de sexta-feira, as condições climáticas devem começar a melhorar. O fim de semana promete ser mais agradável, com um aumento nas temperaturas, oscilando entre 24°C e 25°C. Essa mudança permitirá que os passo-fundenses aproveitem melhor o sábado e o domingo, com a expectativa de um tempo mais seco e ensolarado.

 

Qualidade do ar deve melhorar

Uma notícia positiva está no horizonte para a qualidade do ar na região. A presença da chuva deve “limpar” a atmosfera, eliminando as partículas poluentes que se acumulavam devido às queimadas intensas na região central do Brasil. Essa mudança climática representa um alívio, tanto para a saúde pública, quanto para o meio ambiente.

Segundo informações da MetSul, a chuva deve chegar com intensidade nas áreas que vinham registrando queimadas nas últimas semanas. O mapa de precipitação no Brasil para os próximos dez dias é radicalmente diferente daquele observado nos últimos seis meses. Enquanto entre maio e setembro o país enfrentou um período seco e com altas temperaturas, agora a maioria do território brasileiro deve receber chuvas significativas, sinalizando o fim da estação seca de 2024.

Região Norte

Embora a Região Norte ainda não tenha entrado no período chuvoso, conhecido como "inverno amazônico" — que ocorre de dezembro até meados de maio e concentra de 60% a 70% da precipitação anual — já são visíveis os sinais de que o período seco está chegando ao fim. Nos próximos dez dias, as precipitações devem aumentar consideravelmente em várias partes do Norte, contribuindo para a redução dos focos de queimadas. Os estados do Amazonas (Oeste), Acre e Rondônia são os que mais devem receber chuvas nesse período, assim como o Sul do Pará e o Tocantins.

Gostou? Compartilhe