A 36ª Feira do Livro de Passo Fundo será aberta oficialmente neste domingo (20), marcando o início de uma semana dedicada à literatura e à cultura. O evento, que se estende até o dia 27 de outubro, será realizado no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, com entrada pela rua Morom, junto à Biblioteca Pública Arno Viuniski, e tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura e promover a cultura local e regional. A estrutura já está sendo montada para este festival da leitura.
Organizada pela Prefeitura de Passo Fundo, a feira tem como proponente a Academia Passo-fundense de Letras e a Comissão Organizadora, composta pelo SESC Passo Fundo, Biblioteca Municipal Arno Viuniski, Instituto Histórico de Passo Fundo e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento também tem o apoio da Coprel Telecom.
Com o tema “Bora lá, bora lê!”, a feira deste ano destaca a importância da leitura como ferramenta de transformação e desenvolvimento social. “A 36ª Feira do Livro / Festival da Leitura movimenta, mais uma vez, livreiros, leitores, alunos, escritores, artistas, instituições, todos com o mesmo objetivo: curtir a literatura. Estamos muito felizes com o que conseguimos trazer para essa feira e a partir de domingo o espaço cultural, aqui junto aos prédios do Teatro, Museu, Biblioteca e Academia de Letras, estarão tomados pela vibração e alegria tão características de todas as feiras de livros” destaca a secretária de Cultura, Miriê Tedesco.
Autores
A feira contará com a presença de oito autores e 13 livreiros, fortalecendo a comunidade literária da região. Além disso, os homenageados desta edição trazem um reconhecimento especial para figuras e instituições que se destacam em prol da educação e da cultura. A Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro, que celebra 95 anos de história, será a Patronesse da feira. A Editora Padre Berthier foi escolhida como Amiga do Livro, enquanto Josenira Ferreira da Silva é reconhecida como Educadora Emérita e Aleixo da Rosa como Educador Motivador.
Cheque-livro
Novamente os quase 18 mil alunos da Rede Municipal terão o cheque-livro, que consiste em um vale no valor de R$40 e poderão adquirir obras na feira. A programação promete atrair diversos públicos, desde autores renomados até leitores apaixonados, promovendo lançamentos de livros, palestras, debates e sessões de autógrafos.